O projeto “Urupet na Estrada”, criado para apresentar o amassador portátil de garrafas PETs desenvolvido por alunos da Escola do Sesi de Campo Grande (MS), premiado pela Junior Achievement e considerado uma das 11 invenções mais inovadoras do Brasil no Desafio Criativos da Escola 2016, passou, nesta quarta-feira (05/07), por Naviraí (MS). Um grupo de alunos que participou da criação fez a demonstração do protótipo, promovida na Escola do Sesi do município, para alunos da instituição e catadores de materiais recicláveis.

Mais de 40 catadores participaram da ação, que ainda passará por Três Lagoas e Aparecida do Taboado nesta quinta-feira (06/07). O projeto também contemplou os municípios de Corumbá na última segunda-feira (03/07) e Maracaju e Dourados na terça-feira (04/07). Andrélia Amaral Lopes, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Naviraí, ficou inspirada com a apresentação dos colegas de Campo Grande. “Quero muito ajudar e desenvolver um projeto que possa auxiliar ainda mais esses trabalhadores”, declarou.

Para o catador de materiais recicláveis José Alves Ferreira, a preocupação dos alunos em fazer algo pensando na classe dos catadores é algo muito bonito de se ver. “Nosso trabalho do dia-a-dia é muito árduo e ninguém enxerga, ninguém reconhece que é pesado e feito com honestidade. O projeto desses alunos faz com que o catador seja reconhecido como trabalhador e não como alguém que simplesmente mexe no lixo dos outros”, afirmou.

A diretora da Escola do Sesi de Naviraí, Paula Nudimila de Oliveira Silva, contou que os alunos que assistiram à apresentação saíram dela com outro olhar. “Eles entenderam que, por meio de ideias simples, é possível mudar uma realidade. Houve muito interesse, muita interação e todos eles ficaram ainda mais animados para o torneio de robótica que será promovido em setembro”, relatou.

Câmara de Dourados - Balanço dos trabalhos