UPA é transformada em hospital Covid e Alan Guedes deve anunciar hoje medidas restritivas para conter pandemia

UPA foi transformado em hospital Covid – Assecom

Em live na noite desta quinta-feira, Alan Guedes, prefeito de Dourados anunciou uma série de medidas que alteram o atendimento na saúde pública em Dourados.

Segundo Alan, devido o grande número de pessoas contaminadas pelo Coronavírus na cidade e na região, são necessárias medidas de readequação do atendimento no Hospital da Vida, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Posto de Atendimento Médico (PAM).

No momento o município contabiliza 53 pessoas aguardando leitos de UTI, sendo 28 de Dourados e 25 de outras cidades da chamada macrorregião que é atendida nos hospitais de Dourados. A medida deve durar até que a situação seja normalizada, segundo Alan.

Com o remanejamento, tanto o PAM quando o posto de saúde da Seleta no Grande Flórida funcionarão de domingo a domingo até as 22 horas. Os atendimentos clínicos de baixa complexidade, como dores de cabeça e outros casos menos graves, serão feitos na Seleta.

Pacientes com síndromes respiratórias terão atendimento em dois fluxos, um no PAM das 6h às 22h, depois disso entra na regulação e de acordo com a necessidade vai ser regulada para alguma outra unidade, Hospital da Vida, UPA ou conveniados.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não atenderá nos próximos 16 dias, ou mais se for necessário, mais em sua ala verde (de classificação de risco do paciente) e também a pediatria. Os pacientes serão tratados apenas no Hospital da Vida, com a UPA ficando restrita aos casos de Covid-19.

Em relação aos casos classificados como ala verde, serão atendidos em tendas montadas no Hospital da Vida, onde será feita a triagem pelos profissionais médicos. “Ali vai ser feita a triagem. São duas tendas, uma com maca e medicamentos para atendimentos”, pontuou Alan. Já os atendimentos de traumas, urgência e emergência continuam normalmente no Hospital da Vida como já ocorre na maioria dos casos de ala vermelha.

Está marcado para às 10h de hoje uma live do prefeito Alan Guedes em relação a medidas que serão tomadas para evitar a aglomeração e a circulação de pessoas numa tentativa de diminuir o grande número de contaminados pelo Coronavírus em Dourados.

Esta semana Dourados entrou na bandeira cinza pelo Programa Prosseguir do Governo de MS, que é o grau mais elevado de contaminação e o toque de recolher passou a vigorar das 5h às 20h, mas as autoridades em saúde acreditam que somente com medidas mais enérgica como o fechamento de parte do comércio e a suspensão de serviços não essenciais uma tragédia poderá ser evitada, já que faltam leitos para atender a demanda de contaminados.

Algumas reuniões já foram realizadas, mas somente nesta sexta-feira o prefeito deverá anunciar se toma ou não medidas que limitem a circulação de pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.