Equipes da UFMS estiveram nos locais de prova e entregaram kits com lanches e camisetas, com participação do mascote Capi – Divulgação/UFMS/ Alíria Aristides

Neste domingo foi realizado em todo Brasil o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 935 estudantes participaram da avaliação. Para apoiar e acolher os concluintes dos cursos envolvidos, equipes da instituição estiveram nos locais de prova, entregando kits com lanches e camisetas, acompanhados do mascote oficial, Capi.

Organizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação às diretrizes curriculares dos cursos, as competências desenvolvidas durante a formação e a atualização em relação a questões nacionais e internacionais. Em 2024, o foco foi nos cursos de licenciatura, como Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, entre outros.

A diretora de Avaliação Institucional da UFMS, Heloísa da Costa, destacou a importância do exame para a melhoria contínua dos cursos da universidade. “O Enade nos permite identificar pontos de avanço e ajustar projetos pedagógicos. É uma oportunidade para revisitar nossos currículos e reforçar a qualidade do ensino oferecido pela UFMS.”

Desde setembro, a UFMS promoveu encontros de sensibilização para preparar os estudantes e destacar a relevância da prova. “O desempenho no Enade reflete diretamente na valorização do diploma e na percepção do mercado sobre a qualidade da formação oferecida pela UFMS”, reforçou Heloísa.

No local das provas em Campo Grande, o diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Gustavo Rodrigues Penha, destacou o compromisso da instituição com a educação pública. “A formação que oferecemos é sólida, e nossos estudantes têm uma base muito boa. Participar desse processo é uma forma de honrar a educação pública e gratuita de qualidade.”

Para a professora Edilene Simões Costa, do Instituto de Matemática, estar presente no dia da prova é uma demonstração de apoio aos estudantes. “Acompanhamos nossos alunos ao longo de toda a graduação, e é significativo estar aqui nesse momento final, mostrando que acreditamos no potencial deles.”

Estudantes também compartilharam suas percepções sobre o Enade. Indayá de Souza Nogueira, do curso de Letras – Português e Espanhol, considerou a prova uma etapa marcante da conclusão da graduação. “É simbólico terminar o curso com um exame que remete ao início da jornada, como o Enem, e sinto orgulho de ter feito parte da UFMS.”

Thailenny Dantas, do curso de Ciências Biológicas, destacou o papel do Enade para a avaliação da formação. “Ser a primeira da minha família a cursar uma faculdade pública é um orgulho. O Enade mostra como o conhecimento foi construído ao longo do curso, e acredito que a UFMS nos preparou bem para esse momento.”

Já Renan Pereira Gomes, do curso de Física, vê o exame como um marco de encerramento e um estímulo para os próximos passos. “É o fim de um ciclo e o início de outro. Planejo seguir na vida acadêmica com um mestrado ou uma pós-graduação. O sentimento hoje é de felicidade e realização.”

Com o apoio da comunidade acadêmica, a UFMS reforça seu compromisso com a excelência educacional e com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios futuros.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.