Trump chega ao Reino Unido em meio a polêmicas

Presidente dos EUA faz visita de três dias ao país

Donald e Melania Trump chegam ao Reino Unido – Foto: EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta segunda-feira (3) uma visita de três dias ao Reino Unido, em meio a polêmicas por conta do Brexit e a uma troca de insultos com o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

A viagem acontece às vésperas da renúncia da primeira-ministra britânica, Theresa May, que abriu mão do cargo após seu fracasso em concluir o processo de retirada do país da União Europeia.

Ainda antes de embarcar, Trump disse que apoiava a indicação do ex-secretário das Relações Exteriores Boris Johnson como novo premier e ainda defendeu um Brexit sem acordo. Questionado sobre se seria “inoportuno” dar declarações sobre esse tema, o presidente afirmou: “Não me façam perguntas se não quiserem que eu responda”.

Trump e a primeira-dama Melania almoçam nesta segunda-feira com a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, em Londres, após rumores de que o presidente fez críticas à duquesa de Sussex, Meghan Markle. “Não fiz nenhum comentário feio”, disse o mandatário, a bordo do Air Force One.

Londres

Ainda antes do embarque, Trump se envolveu em uma nova polêmica com o prefeito de Londres, Sadiq Khan, que o chamara de “fascista”. Em resposta, o presidente definiu Khan como “perdedor” e pediu para ele se concentrar na “criminalidade” da capital britânica.

Por sua vez, um porta-voz da Prefeitura afirmou que “Sadiq representa os valores progressistas de Londres no mundo”, enquanto Trump “é o mais vergonhoso exemplo do crescimento da extrema direita” no planeta.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.