
Os cientistas David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper receberam o Prêmio Nobel de Química de 2024, anunciado pela Real Academia Sueca de Ciências nesta quarta-feira, 9 de outubro.
Baker e Jumper são americanos, enquanto Hassabis é britânico. Eles dividirão o prêmio, que totaliza 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 5,8 milhões de reais).
Segundo o comitê do Nobel, eles receberam o prêmio por decifrar os segredos das proteínas (moléculas fundamentais para nossas células) por meio da inteligência artificial (IA).
No ano passado, o prêmio de Química foi para três cientistas pela descoberta e desenvolvimento de pontos quânticos, nanopartículas tão pequenas que seu tamanho determina suas propriedades. Desde 1901, mais de cem prêmios foram concedidos, com a distinção científica não sendo concedida em oito ocasiões: em 1916, 1917, 1919, 1924, 1933, 1940, 1941
Das 194 pessoas premiadas com o Nobel de Química, apenas oito foram mulheres, incluindo a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel. Até agora, nenhuma mulher recebeu um Nobel
Curiosidades sobre o Nobel de Química
Frédéric Joliot foi o mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel de Química, com 35 anos, ao lado de sua esposa Irène Joliot-Curie em 1935. Por outro lado, John B. Goodenough foi o mais velho laureado, ganhando o prêmio em 2019 aos 97 anos, tornando-se também uma pessoa mais idosa a ser premiada com qualquer Nobel.
Entre os prêmios de Química, 63 foram entregues a um único laureado, 25 foram compartilhados por dois vencedores e 27 por três. De acordo com os estatutos do prémio, ele pode ser dividido entre até três pessoas, seja por uma obra conjunta ou por duas obras distintas de igual relevância.
De 1901 a 2023, um total de 194 pessoas foram laureadas com o Nobel de Química. Contudo, considerando que Frederick Sanger e Barry Sharpless receberam o prêmio duas vezes, o número de indivíduos
Além disso, apenas oito mulheres conquistaram o Nobel de Química até agora. Dentre elas, Marie Curie e Dorothy Crowfoot Hodgkin são as únicas a receberem o prêmio individualmente.
- Com G1