Além disso, as diversas opções de mobilidade e transporte que temos na atualidade dispensam cada vez mais a vontade de ter um carro próprio.
Custos altos de um carro
Segundo um levantamento realizado por Alessandro Reis em uma coluna no site UOL, quem quiser comprar um carro novo, compacto e que custe por volta de R$ 40 mil, terá um gasto na faixa de R$ 600 por mês com questões como seguro, manutenção de itens do automóvel, pneus e revisões. Os valores ainda são maiores caso o veículo tenha sido comprado com financiamento.
Vale a pena?
No estudo realizado pela empresa de auditoria e consultoria empresarial Deloitte, foi revelado que 55% dos brasileiros usuários de aplicativos de transporte, tais como Uber, por exemplo, já não têm plena certeza se é necessário ter um carro próprio. E o número aumenta para 62% quando as respostas são filtradas apenas aos jovens.
Para ajudar a esclarecer essa dúvida, é importante ter uma noção dos valores gastos nas duas realidades. Fazendo um comparativo entre ter um carro próprio e utilizar aplicativos – Uber, Cabify e outros -, é possível chegar a conclusões.
A primeira delas é que ter um carro próprio ainda custa mais barato, porém, só vale realmente a pena se o uso for intenso. Se precisar sair diversas vezes por dia, ainda compensa investir em um carro. Mas se você tem uma rotina certa – casa, faculdade e trabalho -, buscar alternativas de transporte pode sair mais em conta.
Opções para quem não quer ter um carro próprio
- Aluguel: excelente opção em questões de comodidade e economia. Com uma assinatura de aluguel mensal de veículo (também pode ser anual), você pode ter veículos novos, sem desvalorização, custando menos que um carro zero quilômetro e sem se preocupar com impostos, seguro e outros gastos.
- Transporte público: diversas cidades brasileiras têm buscado melhorar sua mobilidade urbana. Trem, metrô e ônibus são as opções disponíveis na maioria das localidades.
- Aplicativos: Uber, Cabify, 99Pop e outros aplicativos de transporte têm se expandido de forma gigantesca, cada vez mais aumentando seu alcance e conquistando clientes com serviços de qualidade e oferecimento de descontos. Para os mais tradicionais, há também as empresas de táxi, que estão trabalhando com aplicativos.