Seminário do IFMS sobre Educação Profissional termina nesta terça

Evento virtual marca o início das atividades da terceira turma do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Campus Campo Grande

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu, na manhã desta segunda-feira, 12, o III Seminário de Educação Profissional e Tecnológica. Realizado de forma virtual, o evento marca o início das atividades da terceira turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado pelo Campus Campo Grande.

Destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, servidores de instituições de ensino técnico e superior, bem como a pesquisadores e demais interessados na educação profissional e tecnológica, o seminário segue até esta terça-feira, 13, no canal do campus, com apresentações de trabalhos, palestras e rodas de conversa.

O coordenador acadêmico local do mestrado profissional, Dante Alighieri de Mello, classificou a abertura do evento como um momento especial.

“Recebemos os 24 ingressantes da nova turma e, graças ao formato online, foi possível reunir participantes de diversas regiões do país, inclusive acadêmicos do ProfEPT de outros estados. Tivemos também a participação de docentes e gestores, com muitas perguntas à palestrante pelo chat. O saldo do evento nesta manhã foi bem positivo”, comentou.

Na transmissão ao vivo, a reitora Elaine Cassiano falou diretamente aos mestrandos do ProfEPT.

“O mestrado é um desafio pessoal e nós, como instituição, fazemos o possível para que concluam o curso. É um momento extremamente importante na carreira profissional, principalmente porque vocês trabalham o tema educação profissional técnica e tecnológica, o DNA do IFMS”, ressaltou.

Também participaram da abertura o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Felipe Fernandes de Oliveira, e do diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior.

Abertura

“A pós-graduação no Brasil sob o olhar da Capes – Mestrado Profissional e avaliação da Capes: indicativos de sucesso” foi o tema da palestra de abertura do seminário, ministrada por Maria Adélia da Costa, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) e coordenadora acadêmica do ProfEPT.

Na transmissão ao vivo, a docente mostrou a capilaridade do programa, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e ofertado por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, são 40 instituições associadas, dentre as quais o IFMS, que somam 1.360 matriculados, 695 titulados e 483 professores.

Aos ingressantes no mestrado profissional, Maria Adélia indicou a visita ao Observatório ProfEPT, plataforma que traz um mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e indicadores. No sistema, é possível consultar 695 trabalhos já desenvolvidos dentro do programa.

Para demonstrar a dimensão do ProfPET, a professora trouxe o dado de que, entre 2017 e 2020, o programa resultou em 10.440 publicações bibliográficas, entre artigos, trabalhos em anais de eventos, livros e capítulos de livros.

Segundo Maria Adélia,a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avalia o programa a cada quatro anos.

“Quando um programa é aprovado pela Capes, ele começa com o conceito 3. Nossa meta é alcançar, no mínimo, a nota 4, até para que possamos pensar na oferta de um doutorado em rede”, comentou a coordenadora acadêmica do PrfoEPT.

A professora explicou que a Capes avalia critérios como articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. Também são avaliados se o perfil do corpo docente é compatível e adequado, e o planejamento estratégico do programa.

“Especificamente sobre a fala da professora Maria Adélia, ficaram claras demandas que precisamos dar maior atenção como, por exemplo, a definição dos projetos dentro das linhas de pesquisa e do próprio entendimento sobre as linhas de pesquisa, além de uma reflexão sobre como somos avaliados pela Caps”, pontuou Dante.

Programação

Na transmissão ao vivo desta tarde, mestres que ingressaram no ProfEPT em 2018 apresentam os produtos educacionais que desenvolveram e as respectivas dissertações. Na sequência, ingressantes da turma de 2021 e professores da pós-graduação participam de uma roda de conversa.

Nesta terça-feira, 13, no período da manhã, o coordenador acadêmico local do mestrado profissional falará sobre “Práticas, Cronograma e Regulamento do ProfEPT no IFMS”. Em seguida, mestrandos que ingressaram em 2019 irão apresentar propostas de produtos educacionais e resultados preliminares dos trabalhos.

Sob a orientação do professor Ricardo Pini Caramit, a mestranda Thais Helena Pereira estuda a educação especial e inclusiva no IFMS. O produto educacional em desenvolvimento é um e-book de crônicas que visa abarcar as vivências dos profissionais do Campus Campo Grande. Com uma linguagem leve, a pesquisa pretende sensibilizar sobre a questão.

“É importante participarmos do seminário para divulgar o desenvolvimento da nossa pesquisa, ter conhecimento sobre os estudos que estão sendo realizados pelos colegas, e também ficar informada sobre pontos que são específicos do programa de mestrado do qual faço parte”, ressaltou Thaís, que defenderá a dissertação em agosto.

A programação da tarde começará com a mesa-redonda “A compreensão das bases históricas, filosóficas e epistemológicas da formação profissional e tecnológica para a continuidade do sucesso dos institutos federais como política pública”, com os professores Azenaide Abreu Soares Vieira, André Luiz da Motta Silva e Anderson Martins Corrêa.

Na sequência, a psicóloga do IFMS, Cíntia Raulino, ministrará a palestra “A saúde dos estudantes da pós-graduação em tempos de pandemia”. A partir das 17h30, estudantes da especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresentarão as pesquisas realizadas.

Aquele que participar de todas as atividades do evento, comprovadas por meio de listas de presença online e atividades a distância, poderá receber certificação de 20 horas.

Mestrado Profissional

A primeira pós-graduação stricto sensu do IFMS começou a ser ofertada em 2018, com vagas destinadas a servidores do IFMS e ao público externo.

O curso visa tanto a produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de produtos educacionais voltados ao ensino da educação profissional e tecnológica.

Mais informações estão disponíveis na página do curso – https://www.ifms.edu.br/campi/campus-campo-grande/cursos/pos-graduacao/mestrado-em-educacao-profissional-e-tecnologica

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