A secretária de Educação e Esportes de Caarapó, Ieda Marran, durante audiência com o prefeito André Nezzi – Foto: Dilermano Alves

Com o objetivo de melhor atender a população quanto à matrícula do 1º ano do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEDE), vem buscando alternativas junto à Secretaria Estadual de Educação na forma de parcerias. 

A secretária municipal de Educação de Caarapó, Ieda Marran observa que, com o fechamento das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino, muitos pais têm procurado a direção da educação municipal, e até o próprio chefe do Poder Executivo, para garantir a vaga do seu filho na escola de sua preferência. “No entanto, no final de 2018, o governo estadual não abriu vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental, como forma de organizar a oferta do ensino, em regime de colaboração, onde os municípios serão responsáveis pelos anos iniciais – 1º ao 5º ano do EF, e o Estado, pelos anos finais, ou seja, do 6º ao 9º ano do EF”, sublinha a secretária. 

Ieda Marran acrescenta que, com a abertura das matrículas no último dia 10, a situação se agravou, pois muitos pais não conseguiram matricular seus filhos na escola de sua preferência. “Assim, a administração do prefeito André Nezzi, com nossa participação, em contato com representantes da Secretaria Estadual de Educação, buscou firmar um Termo de Cooperação e abrir novas turmas na EE Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo. Como resultado, o município se responsabilizará em oferecer duas turmas de 1º Ano do EF em parceria com a referida escola”, informa a secretária. 

“Pedimos aos pais que deixaram o nome do seu filho com a diretora da escola Cleuza Vargas, ou ainda, aqueles que não conseguiram matrícula, para comparecer na EE Cleuza Vargas nos dias 14 e 15/01, a partir das 8h, portando cópia do RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e Declaração de Conclusão da Pré-Escola (Nível V) da Educação Infantil. No local haverá uma funcionária do município para atendê-los e realizar a matrícula. Informamos também que as Escolas Municipais Rui Barbosa, Professor Moacir Franco de Carvalho e Cândido Lemes dos Santos irão atender normalmente os anos iniciais do EF. Por motivo de férias, a SMEDE e as Instituições Educacionais Municipais encontram-se fechadas, voltando ao atendimento normal em 22/01/2019. Considerando as frequentes dúvidas e preocupação das famílias que deixaram a pré-matrícula na EM Cândido Lemes dos Santos, em acordo com a direção, esta escola abrirá nos dias 14 e 15/01 para realização das matrículas do 1º Ano EF das 7hs às 11hs e das 13hs às 17hs. Após este período o atendimento será feito a partir do 22/01”, esclarece a secretária Ieda Marran, lembrando ainda que é obrigatória a apresentação de cópia da documentação mencionada anteriormente. 

“É Importante lembrar que os alunos da etapa do EF (1º ao 9º) provenientes da zona rural terão suas vagas garantidas na EM Cândido Lemes dos Santos, conforme solicitação dos pais e o compromisso firmado com o município”, conclui a secretária.