Secretaria de Saúde de Caarapó divulga calendário de atividades da campanha Outubro Rosa

Uma das unidades móveis do Hospital de Amor semelhante a que estará em Caarapó – Divulgação Hospital de Amor

A exemplo do restante do país, o município de Caarapó promove neste mês a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Nesse aspecto, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou calendário com as principais atividades previstas para o período, que abrangem também a população masculina.

Na próxima sexta-feira (8), haverá atividades do Projeto Onça Pintada como forma de apoio à prevenção do câncer de mama e de próstata. As ações estarão concentradas na unidade da Estratégia de Saúde da Família 3, onde mulheres e homens poderão realizar exames de ultrassom de mama e de próstata, respectivamente. Serão disponibilizados 40 exames de mama e 50 de próstata aos interessados, com atendimento a partir das 14h. Será necessário apresentar CPF, RG e Cartão SUS.

No sábado (23), será realizado o denominado Dia D do Outubro Rosa, com ações de prevenção do câncer de colo de útero e de mama em todas as unidades de saúde, incluindo os distritos de Cristalina e Nova América, das 8 às 16h. Serão disponibilizados exames de preventivo e de mama em todos os postos das Estratégias de Saúde da Família e nos postos de saúde dos distritos, devendo ser apresentados o Cartão SUS, RG e CPF.

De 25 a 29, estará em Caarapó, em concentração na Praça Central, a Carreta do Hospital de Amor – antigo Hospital do Câncer de Barretos. Nesse período serão realizados exames de preventivo para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que fizeram o último exame há mais de 12 meses e de mamografia para aquelas que fizeram o último exame há mais de dois anos. As mulheres deverão fazer o agendamento nas unidades de saúde do município no dia 18, a partir das 8h, devendo levar o Cartão SUS, RG e CPF.

Grupo Onça Pintada

Criado em 2001, o Grupo Onça Pintada – que estará de volta em Caarapó neste mês – é uma organização não governamental instituída como associação civil sem fins lucrativos, que desenvolve em Mato Grosso do Sul ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata. Além dos exames, os pacientes participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o autoexame da mama.

A vinda do Grupo Onça Pintada ao município é resultado de articulação do prefeito André Nezzi e do vereador Dr. Luiz Baena junto à ONG, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Correa, principal incentivar do grupo, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Vinício de Faria e Andrade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.