Samu promove Dia S neste sábado na Praça Antônio João em Dourados

A ação é baseada na Lei Lucas, que diz que professores e funcionários de escolas públicas e privadas deverão ser capacitados em primeiros socorros

Será ministrado curso sobre a importância das manobras de desengasgo e primeiros socorros – Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) e do Núcleo de Educação Permanente NEP Samu, com parceria da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Semed (Secretaria Municipal de Educação), promove neste sábado (28), a partir das 8 horas, o Dia S – Lei Lucas, onde será ministrado o curso sobre a importância das manobras de desengasgo e primeiros socorros. O encontro acontece na praça Antônio João e é totalmente gratuito.

A Lei Lucas é uma Lei Municipal aprovada em dezembro de 2022, onde professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico devem ser capacitados em primeiros socorros. Essa preocupação surgiu por conta do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que perdeu a vida em um passeio da escola, após sofrer asfixia mecânica comendo um cachorro-quente. O menino era estudante em Campinas, interior de São Paulo.

Vigente no país desde 2018, a Lei completou cinco anos no dia 4 de outubro. “O município de Dourados é o primeiro no estado do MS a aprovar a Lei que em dezembro próximo entra em vigor. A Lei visa garantir que os professores e colaboradores de creches, escolas, centros de recreação infantil, estejam capacitados em Primeiros Socorros e assim, agir em casos de urgências, garantindo o atendimento básico até a chegada de um suporte avançado, como por exemplo, o Samu. Diminuindo assim, os riscos e maiores fatalidades às nossas crianças”, explica a enfermeira Paula Batista Santos, que é a coordenadora do NEP Samu.

O Samu tem realizado capacitações desde 2022 nas creches, escolas e centros de recreação. “Em 2024, cada escola capacitada receberá um selo de certificação da Lei Lucas. Para isso, existe uma parceria firmada com a Secretaria de Educação, com total apoio da secretária Ana Paula Benitez Fernandes, permitindo um planejamento para o próximo ano. Outro parceiro é o curso de Medicina da UFGD, através da professora Ana Paula Dossi, desenvolve junto ao Samu um projeto de treinamento em Primeiros Socorros e atendimento ao suporte básico com o grupo de alunos Anjos da Guarda”, destaca Paula.

A equipe do Samu e UFGD estarão a disposição da população na manhã do sábado (28) para instruções sobre a Lei e demonstração de algumas manobras de Primeiros Socorros, como manobras de desengasgo e “massagem cardíaca”. “É um marco para o município de Dourados, pois em outubro comemora-se a “Semana Lugas Begalli” e no dia 28 é o lançamento dessa tão importante e necessária Lei, que vem para diminuir os agravos às nossas crianças e prevenir uma morte evitável através dos treinamentos teóricos e práticos, que já vem acontecendo e continuará nos anos seguintes”, pontua Paula.

Dia S – Lei Lucas

Quando – Sábado (28)

Horário – 8h

Local – Praça Antônio João

Evento aberto ao público e gratuito

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.