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Revista Científica vai publicar projeto de alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado

A Revista Científica Brazilian Journal of Development vai publicar, na próxima edição, um artigo sobre o projeto de iniciação científica desenvolvido em 2018 por alunos da Escola do Sesi de Aparecida Taboado. Trata-se do trabalho “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais”.

Na avaliação do professor orientador do projeto, Vinícius Agostini Machado, o convite para a publicação do artigo veio em um momento inesperado, pois os alunos até já concluíram o Ensino Médio, mas foi uma surpresa muito agradável. “A Revista Brazilian Journal of Development é bem-conceituada e os alunos ficaram animados pelo reconhecimento de uma grande revista científica demonstrar interesse no trabalho deles. Sem dúvidas é uma oportunidade única”, afirmou.

Ele ainda destacou que agora haverá alguns encontros para adequações necessárias para a redação do artigo. “Vamos poder relembrar os velhos tempos. Considerando que o projeto foi desenvolvido e finalizado em 2018 e que os alunos nem estão mais na Escola do Sesi, não iremos desampará-los e daremos todo o apoio para a publicação desse artigo, até porque é motivo de muito orgulho para todos da equipe pedagógica esse convite”, completou.

Projeto

O projeto “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais” foi desenvolvido pelos ex-alunos Bianca de Lima Lázaro Ferreira, Elder Paula Tomaz dos Santos Silva e Mateus de Oliveira Arantes para ser apresentado na Fecitel 2018 (Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas).

O trabalho consiste na construção de um recipiente isolado com faces externas brancas e faces internas pretas para cultivo de hortaliças. A técnica tem como objetivo minimizar o aquecimento do recipiente por irradiação térmica e maximizar o resfriamento do substrato por condução e convenço térmica, possibilitando uma economia significativa de recursos hídricos.

A implementação do sistema em larga escala se mostrou ainda promissora, pois extingue a necessidade de bombas pressurizadoras, eliminando efeitos de erosão laminar, problemas relacionados à germinação de ervas daninhas e encharcamento das folhas, tornando mais fácil o manejo.

Para a ex-aluna Bianca de Lima Lázaro Ferreira, participar do projeto de iniciação científica foi um divisor de águas para sua formação. “Eu realmente me dediquei muito na pesquisa e no desenvolvimento do projeto e isso me proporcionou uma experiência única de conhecimento. E agora, receber esse convite três anos depois para publicar esse projeto só mostra o quanto esse trabalho foi relevante”, declarou.

O ex-aluno Mateus de Oliveira Arantes mostrou-se surpreso com o convite para a publicação do projeto na revista científica e acredita que isso só irá contribuir para o currículo dos jovens. “Imagina que legal podermos ter um artigo de um projeto que nós desenvolvemos publicado em uma revista tão bem-conceituada como a Brazilian Journal of Development. Com certeza é um diferencial muito importante”, disse.

Na mesma linha, o ex-aluno Elder Paula Tomaz dos Santos Silva destacou que esse convite só reforça a importância do projeto para a sociedade. “Eu já tinha voltado a me dedicar a ele depois que concluí o Ensino Médio porque penso inclusive na possibilidade de patentearmos esse sistema. Já imaginou se um trabalho de escola se torna um negócio?”, questionou.

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