Realizada a II reunião da “Câmara setorial dos Programas de Aquisição de Produtos da Agricultura familiar do Pantanal”

Grupo se reuniu nas instalações da Embrapa Pantanal – Foto: Raquel Brunelli d´Avila

Foi realizada, na última terça feira, dia 17/12, a segunda reunião da “Câmara setorial dos Programas de Aquisição de Produtos da Agricultura familiar do Pantanal”. Estiveram presentes representantes de algumas das instituições que compõe o grupo: Prefeitura Municipal de Corumbá, Agraer, UFMS, Coordenadoria Regional de Educação, e Embrapa Pantanal: representada pelo pesquisador Alberto Feiden.

Durante a reunião, entre outros assuntos, foram definidas metas de trabalho para 2020: a realização de 2 oficinas: uma de apoio para elaboração de editais de compra de produtos – para ser ministrada junto aos órgãos que irão comprar os alimentos; e outra sobre boas práticas – direcionada apara os agricultores familiares.

A Câmara foi constituída em novembro de 2019, dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, e visa buscar soluções para a eficácia das políticas de compra dos produtos de gêneros alimentícios diversos, por órgãos como Marinha, Exército, IFMS, Prefeitura Municipal e escolas estaduais – que também compõem a Câmara Setorial – para fomento da comercialização de produtos da agricultura familiar e promoção da segurança alimentar e nutricional aos beneficiários final. A Câmara tem em sua organização funcional uma coordenação eleita pelo grupo, sendo o extensionista Rural Juraci Alves quem ocupa a pasta.

“O papel da Câmara é auxiliar no desenvolvimento de algumas ferramentas para melhorar os índices de atendimento dos programas de compra no município e vale ressaltar que os programas de aquisição têm várias modalidades – Compra Institucional, PNAE estaduais/municipal, PAA compra direta e PAA municipal. A intenção é sermos facilitadores dessa ligação entre os gestores públicos e os agricultores visando o desenvolvimento sócio econômico da agricultura familiar em nossa região”, explica Alberto.