Home Geral

Programa de prevenção ‘Dia M’ da Cassems convoca mulheres para realizar mamografias em atraso

Ação é destinada à beneficiárias da Cassems, entre 50 e 69 anos

Realizado desde 2011, o programa de prevenção “Dia M” disponibiliza, mais uma vez, exames de mamografia para suas beneficiárias. Com foco na saúde preventiva da mulher, o programa busca prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Foi justamente essa alta incidência que levou a Caixa dos Servidores a criar a ação, que acontece de agosto deste ano até julho de 2022, para atualizar os exames preventivos de suas beneficiárias. As interessadas devem entrar em contato pelos telefones (67) 3309-5351 ou 9974-0599, ou em uma Unidade Cassems mais próxima.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta que levantamento feito pela Caixa dos Servidores apontou um grande déficit no número de mulheres com atraso em seus exames preventivos. Para a diretora, detectar a doença precocemente ainda é a melhor forma de tratamento.

“Nós fizemos um estudo que evidenciou um percentual de 42% de mulheres que não realizaram seus exames preventivos, entre janeiro de 2019 e maio de 2021. A mamografia faz o rastreamento do câncer de mama no estágio inicial, onde dá para se fazer uma pequena cirurgia ou pequenos procedimentos, evitando assim a quimioterapia, radioterapia e até mesmo o óbito”, explica a diretora.

De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o câncer é uma doença silenciosa e, ao mesmo tempo, agressiva, por isso mais da metade dos programas de prevenção da Cassems é voltado para a mulher.

“Temos certeza de que este conjunto de trabalhos será bem recebido pelas beneficiárias, que são o foco e a motivação do nosso trabalho, além dos profissionais engajados na tarefa de ajudar a construir a consciência da prevenção para uma vida segura e com qualidade”, explicou Ayache.

Números do câncer de mama no Brasil

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda só é diagnosticada em estágios avançados. Entre 50 e 69 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com o envelhecimento (Portal INCA) e, em 2020, foram detectados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, o que representa 29,7% do número total de casos da doença em mulheres, no país.

Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), 31% das mulheres, dentro da faixa etária de risco, não realizam periodicamente esses exames tão importantes para a saúde feminina. Também segundo a Femana, um levantamento feito pela Fundação do Câncer, em 2020, apontou que o número de mamografias realizadas pelo SUS caiu 80%, em comparação ao mesmo período, em 2019. O exame é um dos mais eficazes métodos de detecção da doença e deve ser realizado anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.