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Prefeita Délia Razuk participa, em São Paulo, do lançamento da ferrovia Dourados-Paranaguá

Prefeita Délia Razuk discursando durante consulta pública, na Aced, sobre o ramal da Ferroeste em Dourados – Foto: A. Frota
Prefeita Délia Razuk discursando durante consulta pública, na Aced, sobre o ramal da Ferroeste em Dourados – Foto: A. Frota

A prefeita Délia Razuk, acompanhada pelo secretário de Planejamento de Dourados, José Elias Moreira, participa nesta terça-feira (28), no auditório do Hotel Sheraton, em São Paulo, do lançamento oficial do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) que vai demandar no processo de abertura de licitação do projeto da nova ferrovia, que prevê investimentos da ordem de R$ 25 milhões, ligando Dourados/MS a Paranaguá/PR pelo Pontal do Paraná.

O custo aproximado de construção efetiva do novo traçado proposto no PMI, com cerca de mil quilômetros de extensão, ligando Dourados, Caarapó, Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, a Guaíra, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá, no estado vizinho será da ordem de R$ 10 bilhões. “Esse encontro de São Paulo será a oportunidade para que os investidores se apresentem e as empresas interessadas em participar da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a estruturação do projeto da nova ferrovia também se manifestem”, observou o secretário José Elias.

Os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e do Paraná, Beto Richa, vão expor as pretensões dos dois estados nesse projeto e ouvir propostas dos investidores, inclusive, estrangeiros, de integrar o empreendimento, conduzido pela Ferroeste, estatal paranaense que atua diretamente junto ao porto de Paranaguá.

Com uma projeção de movimentar 50 milhões de toneladas nos próximos dez anos, o Porto de Paranaguá é apontado como o melhor caminho, “e também o mais viável economicamente, como já demonstram estudos iniciais”, de acordo com a prefeita de Dourados, para que o Brasil venha a incrementar o setor de exportações e de movimentação de mercadorias, como a soja, milho, proteína animal, fertilizantes, celulose, açúcar, cimento e combustível nesse traçado.

Com a nova ferrovia, o custo de transporte da soja, por exemplo, de Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, terá uma redução estimada em oito reais por saca e, ao mesmo tempo, um vagão do transporte modal equivale ao transporte de três carretas de grãos pelas rodovias. “Diminui-se o custo de manutenção das estradas, reduz-se o número de acidentes, isso tudo mantendo o transporte rodoviário para levar a produção do campo até às estações de embarque; ou seja, o setor produtivo vai ter menos custos e ainda a possibilidade de aumentar a renda”, analisa o secretário José Elias.

A prefeita Délia Razuk recomendou prioridade por parte da equipe técnica do Município no sentido de facilitar a tramitação dos documentos necessários para Dourados estar presente nesse projeto da Ferroeste. O secretário de Planejamento. José Elias participou, no meio deste mês, de encontro no Ministério dos Transportes, juntamente com o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo e do secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná, José Richa Filho, com a Diretoria nacional de Ferrovias, para agilizar esses procedimentos.

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