Prefeita Délia e secretário Renato Vidigal visitaram unidades de saúde na manhã desta sexta-feira – Foto: A. Frota
Prefeita Délia e secretário Renato Vidigal visitaram unidades de saúde na manhã desta sexta-feira – Foto: A. Frota

Prefeita Délia Razuk visitou unidades que receberam o “reforço” e acompanhou como os serviços evoluirão

Seis UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Dourados receberam novas equipes de atendimento de saúde da família.  A prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, encaminhou para as unidades, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de serviço bucal. A prefeita Délia Razuk visitou as unidades na manhã de sexta-feira para acompanhar como os serviços evoluirão.

Duas novas equipes foram destinadas à unidade do Jardim Guaicurus. As unidades do Parque das Nações I, Altos do Indaiá, Jardim Bem-te-Vi e Vila Industrial receberam uma nova equipe cada.

A prefeita esteve nas unidades do Bem-te-vi e Guaicurus, juntamente com o secretário de Saúde Renato Vidigal. Ela destacou que investir no atendimento de excelência nas unidades da rede básica ajuda a ‘desafogar’ a demanda do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

“Temos trabalhado para oferecer um atendimento com a melhor qualidade, carinho e competência para as pessoas, de forma que elas contem com tudo o que for necessário na rede básica e não se tenha a necessidade de encaminhá-las para outras unidades”, disse a prefeita.

No Jardim Bem-te-vi, a chegada da nova equipe já tem sido um grande diferencial no atendimento. Conforme a agente comunitária de saúde Irene de Sá, as visitas nas residências não aconteciam na região e com as novas equipes foram iniciadas com ampla cobertura.

O secretário Renato Vidigal afirma que neste mês de julho serão nove equipes ao todo enviadas às unidades de várias regiões da cidade. Inicialmente serão priorizadas as que contam com maior demanda de atendimento.

“Inicialmente colocamos novas equipes nos locais de alta demanda. O Jardim Guaicurus, por exemplo, contava antigamente com uma população de 3 mil habitantes e atualmente estima-se que tenha 20 mil. Com isso é muito importante a abertura dessas novas equipes, pois o planejamento era feito com base em um levantamento de 2004 e atualizamos para a realidade deste ano”, conta.

Vidigal cita ainda que a medida vai desafogar as equipes que estavam sobrecarregadas, dentro do intuito da gestão Délia Razuk de que os servidores trabalhem com condições ideais.

Neste aspecto, a prefeita destacou que a administração seguirá atuando para dar condições aos profissionais dentro do foco de “mostrar a excelência do serviço público para a população”.

Com a nova equipe, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Guaicurus passa a ser ESF (Estratégia da Saúde de Família). Para a coordenadora da ESF Andressa Devito Ros, o grande diferencial será um trabalho com melhor qualidade e visando prevenção a saúde da comunidade.

“No bairro não tínhamos agente comunitário de saúde. A prefeita chamou os concursados e foi possível contar com esses profissionais. Temos duas equipes agora, com oito agentes de saúde. Com isso, o trabalho melhora e será possível realizar visita domiciliar, acompanhar essas famílias, realizando também um trabalho de prevenção de saúde e oferecer serviços de hiperdia, dia da gestante, entre outros”, pontuou.