Equipe da ESF Núcleo II, da Vila 70: ações de saúde em benefício da população – Divulgação

A Estratégia de Saúde da Família Núcleo II – Posto Cirila Mareco, da Vila 70 – abrirá excepcionalmente no próximo sábado para atendimento especial. Uma série de ações de saúde será realizada na unidade, que atenderá das 8 às 17h.

A coordenação do posto de saúde informa que, ao longo do sábado, haverá a atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com a oferta das vacinas constantes do calendário do Ministério da Saúde. Assim, quem estiver com alguma vacina atrasada poderá ser vacinado.

Outro atendimento será a oferta de avaliação odontológica. Trata-se de ação de caráter preventivo, uma vez que muitos pacientes acabam participando da avaliação e, por consequência, descobre-se um eventual problema logo no inicio, o que facilita o tratamento.

Também serão disponibilizados testes rápidos para detecção de enfermidades, como infecção por HIV, Sífilis e Hepatites B e C – doenças que podem permanecer assintomáticas por vários anos, de forma silenciosa, fazendo com que as pessoas afetadas não saibam que estão doentes pela falta de sintomas.

A Unidade de Saúde Cirila Mareco possui 3.553 pacientes cadastrados no sistema, distribuídos em 1.434 famílias da Vila 70 e entorno, cuja região é ainda composta pelo Jardim Santa Marta, Aprazível, Eliel, Ecopark e parte da região central.

As ações do próximo sábado constituem uma iniciativa da equipe da unidade de saúde, que tem a coordenação do enfermeiro Samuel Bach. “Essa campanha foi idealizada pela nossa equipe, pensando na saúde das pessoas, com enfoque principal na prevenção das doenças e na detecção precoce delas”, pondera o enfermeiro.

“Estar em dia com as vacinas, valorizar a prevenção, tratar de eventuais doenças já contraídas – tudo isso faz parte do objetivo principal da nossa campanha do próximo sábado”, sublinha Samuel Bach, conclamando as famílias atendidas pelo posto de saúde a participar das ações. “A nossa grande preocupação é com as crianças que têm seu cuidado negligenciado e se encontram com vacinas em atraso, e também adultos, que não têm histórico vacinal completo”, observa. “Então, chegou a oportunidade de se resolver essa questão”, defende.

Nas palavras do prefeito André Nezzi (PSDB), a iniciativa da equipe do posto de saúde da Vila 70 é elogiável. “Isso mostra o comprometimento dos profissionais daquela unidade de saúde com os moradores da região, no sentido de promover a saúde preventiva, tendo em vista que, ao abrir em um sábado, vai facilitar o acesso da população aos serviços”, destaca.

De acordo com o prefeito, os investimentos em saúde na rede municipal estão atingindo quase o dobro do que é preconizado por lei. “A legislação diz que a nossa obrigação é investir 15% das nossas receitas em saúde. Em Caarapó, estamos investindo aproximadamente 27% da nossa receita corrente líquida, mas ainda enfrentamos muitos problemas. Porém, com o esforço da equipe que compõe a Secretaria Municipal de Saúde, estamos conseguindo minimizar as carências ainda existentes, que são uma característica comum a todo o território brasileiro”, conclui o prefeito André Nezzi.