Portugal cede empate para o Irã no final, e encara agora o Uruguai

Autor de todos os gols de Portugal na Copa do Mundo da Rússia até então, Cristiano Ronaldo passou em branco na última rodada do grupo B. Até pênalti o melhor jogador do mundo desperdiçou diante do Irã, nesta segunda-feira, em Saransk. Coube a Ricardo Quaresma acertar a meta com uma bela conclusão de trivela no final do primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo, Ansarifard converteu outra penalidade e sacramentou o 1 a 1 no placar.

O resultado manteve Portugal na segunda posição da chave, já que a Espanha também ficou na igualdade, mas por 2 a 2, com a seleção de Marrocos em Kaliningrado. Dessa maneira, espanhóis (levando a vantagem no desempate) e portugueses somaram 5 pontos, contra 4 dos iranianos e apenas 1 dos marroquinos.

A Espanha terá pela frente a anfitriã Rússia nas oitavas de final da Copa do Mundo, às 11 horas (de Brasília) de domingo, em Moscou. Já Portugal precisará encarar o primeiro colocado do grupo A, o Uruguai, às 15 horas (de Brasília) de sábado, em Sochi.

Quaresma decide
Principal foco das atenções na Arena Mordóvia, Cristiano Ronaldo não demorou a se apresentar ao goleiro Beiranvand. Logo aos dois minutos, o astro português entrou na área pela esquerda e finalizou pela primeira vez na partida, em cima do arqueiro.

Beiranvand, no entanto, parecia ser tão perigoso para o Irã quanto Cristiano Ronaldo. O goleiro furou a bola em dois cruzamentos da seleção adversária, assustando os torcedores do seu país presentes nas arquibancadas. O mesmo ocorreu em uma finalização de João Mário, aos oito minutos, por cima da meta.

Apesar de ser mais presente no ataque e passar mais tempo com a bola nos pés, Portugal também não chegava a encantar. O Irã, mais propenso a se defender, até se animava para avançar vez ou outra, como em uma boa cabeçada de Ezatolahi depois de falta cobrada da direita.

Foi Portugal, contudo, que abriu o placar. Aos 44 minutos, Quaresma tabelou com Adrien da direita e usou a sua especialidade, o chute de trivela (havia errado uma tentativa semelhante pouco antes), para concluir com efeito, no alto, e ser o primeiro compatriota de Cristiano Ronaldo a anotar um gol na Copa do Mundo da Rússia.

O melhor também falha
O melhor jogador do mundo teve uma grande chance de também deixar a sua marca no princípio do segundo tempo. Aos quatro minutos, Cristiano Ronaldo esbarrou com Ezatohali dentro da área e pediu o pênalti. O árbitro paraguaio Enrique Cáceres só assinalou depois de consultar o VAR, revoltando os iranianos.

Sem dar ouvidos às reclamações, Cristiano Ronaldo ajeitou a bola para bater a penalidade. Chutou no canto e viu o goleiro Beiranvand se redimir dos vacilos da primeira etapa ao saltar para fazer a defesa e salvar o seu país de levar o segundo gol na partida.

O lance motivou os iranianos, que, com Mohammadi no lugar de Haji Safi, lançaram-se ao ataque em busca do empate. Dentro da área, também já não se intimidavam em cair a cada encontro com um jogador português – e voltavam a se irritar com a arbitragem, que abria mão do VAR nesses casos.

Preocupado com o ímpeto iraniano, dirigido pelo português Carlos Queiroz, o técnico Fernando Santos sacou o autor do gol da sua equipe. Quaresma foi substituído por Bernardo Silva, com a missão de renovar o fôlego lusitano. Do outro lado, Ghoddos e Ansarifard ocuparam as vagas de Jahanbakhsh e Ezatolahi.

Pressionando, o Irã ficou próximo de comemorar uma baixa significativa em Portugal, a expulsão de Cristiano Ronaldo. O atacante foi alvo da arbitragem de vídeo após uma disputa com Pouraliganji, mas levou somente o cartão amarelo no dia em que Portugal celebrava Quaresma.

O árbitro de vídeo entraria em ação novamente. Já nos acréscimos, Cédric desviou a bola com a mão após cabeçada de Azmoun, e Enrique Cáceres demorou, mas apontou a marca da cal. Ansarifard bateu com categoria, no ângulo, e empatou para o eliminado Irã.

Ficha Técnica
Irã 1 x 1 Portugal

Local: Arena Mordóvia, em Saransk (Rússia)
Data: 25 de junho de 2018, segunda-feira
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Assistentes: Eduardo Cardozo (Paraguai) e Juan Zorrilla (Paraguai)
Público: 41.685 pessoas
Cartões amarelos: Haji Safi e Sardar (Irã); Raphael Guerreiro, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Cédric (Portugal)
Gols: IRÃ: Ansarifard, aos 47 minutos do segundo tempo; PORTUGAL: Quaresma, aos 44 minutos do segundo tempo

IRÃ: Beiranvand; Ramin, Hosseini, Pouraliganji e Haji Safi (Mohammadi); Ezatolahi (Ansarifard), Jahanbakhsh (Ghoddos), Mehdi, Omid e Amiri; Sardar
Técnico: Carlos Queiroz

PORTUGAL: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro; William, Adrien, Quaresma (Bernardo Silva) e João Mário; Cristiano Ronaldo e André Silva (João Moutinho)
Técnico: Fernando Santos

Da Gazeta Esportiva

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.