Policlínica Infantil proporciona atendimento de forma acessível

Policlínica de Atendimento Infantil foi inaugurada na semana passada e desde então atende a comunidade – Foto: A. Frota
Policlínica de Atendimento Infantil foi inaugurada na semana passada e desde então atende a comunidade – Foto: A. Frota

A Gerência de Atenção Ambulatorial da secretaria municipal de Saúde emitiu nota para esclarecer a população sobre “informações que vêm gerando expectativas quanto aos serviços oferecidos à comunidade” pela Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), inaugurada na semana passada pela prefeita Délia Razuk.

A nota esclarece que Atenção Básica é quem coordena o cuidado em saúde e “é a porta de entrada para os serviços, ou seja, é o primeiro atendimento prestado a comunidade”. Diz também que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) possui estrutura e recursos humanos para o atendimento de urgência.

A Gerência lembra ainda que o atendimento ambulatorial especializado infantil estava sendo executado em diversos estabelecimentos de saúde do município e reforça que “a Policlínica de Atendimento Infantil é uma unidade de atendimento ambulatorial, sendo as consultas todas agendadas via Sisreg”, e que o PAI possui um Núcleo Interno de Regulação, “o que proporciona maior acesso aos usuários a novos agendamentos de retorno e/ou encaminhamento a outras especialidades”.

De acordo com a Gerência, a Policlínica de Atendimento Infantil proporciona atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de um conjunto de serviços que garantem uma intervenção rápida e eficaz, “a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede de atenção básica devido à sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente”. Os atendimentos no PAI são referenciados e programados, em regime de consultas.

“Reforçamos que os atendimentos de urgência e emergência serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que está devidamente equipada para estes atendimentos e funciona 24 horas”, aleta a nota da Sems.

Serviço

A Policlínica Infantil atende crianças com idade entre 0 e 16 anos, com consulta ambulatorial de especialidade via Sisreg. É referência para alteração do desenvolvimento, triagem, diagnóstico e atendimento infantil psicossocial.

O horário de atendimento é das 7h às 19horas, e com especialistas em pediatria clínica, odontologia pediátrica, psiquiatria, psicologia, fonoaudióloga, homeopatia, psicopedagoga, otorrinolaringologista, nutricionista e hebiatra.

A PAI funciona na Rua Frei Antônio, n. 3610, no Conjunto Habitacional Terra Roxa. Os telefones são 3411-9605 e 3411-9606.