Home Economia

Pesquisa de preços para o Dia dos Namorados é realizada pelo Procon MS

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, na qual predomina a troca de presentes, como forma de demonstrar afeto entre casais de namorados, pretendentes ou oficialmente unidos. No Brasil, foi escolhido o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado o “santo casamenteiro” para a comemoração. Entretanto, em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro – dia de São Valentim ou Valentine’s Day.

O dia 14 de fevereiro foi fixado em homenagem ao bispo católico Valentim que, ainda na época do Império Romano, foi proibido de celebrar casamentos e, por desrespeitar a proibição foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270 por ordem do imperador Claudius II, depois de permanecer preso por longo tempo. A tradição de enviar presentes – flores, cartões, joias, bombons – começou porque jovens da época mandavam presentes para o bispo encarcerado.

Visando facilitar a aquisição de presentes para a data tradicional, a superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor  – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizou pesquisa de preços envolvendo os itens de maior procura para presentear nessa data, ou seja, produtos de floricultura, relógios e perfumes, tendo encontrado diferenças que demonstram valer a pena verificar os valores de venda em mais de um estabelecimento.

No caso das floriculturas, a maior diferença está em relação ao buquê com 12 rosas colombianas à venda por R$ 100,00 no Cantinho da Flores (rua Pedro Celestino) e por R$ 280,00 na Pequena Flor (rua Padre João Crippa), apresentando variação de 180%.  A menor variação se dá na aquisição da cesta café da manhã tradicional com 20 a 30 itens. No cantinho das Flores, o preço é R$ 95,00 enquanto em outros três estabelecimentos está sendo vendida por R$ 120,00, diferença de 26,32%.

Outro produto cuja procura é considerável são os perfumes. Nesse caso, foram pesquisados 104 e a divulgação ocorrem em relação a 54 pelo fato dos restantes não terem sido encontrados em, pelo menos, dois dos três estabelecimentos visitados. A maior diferença de preços, 13,21%, em produto feminino, ocorre em relação ao 212 Vip Rosé eau de Parfum com 125 ml. Esse produto é vendido por R$ 529,90 na Renner e por R$ 599,90 na Anne Gachet e na Riachuelo.

O menor índice percentual – 0,15% ou R$ 0,90 – está no Miss Dior eau de Parfum com 100 ml a venda na Anne Gachet por R$ 599,00 e na Ruachuelo por R$ 599,90. Em relação a perfumes masculinos, a pesquisa do Procon Estadual demonstra que a maior diferença está relacionada a Sauvage Dior eau de Parfum com 60 ml que chega a 26,62%, uma vez que pode ser encontrado por R$ 595 na Anne Gachet e R$ 469,90 na Renner e Riachuelo. A menor diferença – 0,18% – foi encontrada no Azzaro Wanted, 100ml vendido por R$ 489,00 na Anne Gachet e por R$ 489,90 na Renner e Riachuelo. Ressalta-se que, tanto para perfumes femininos com para masculinos há vários itens em que não houve diferença de preços.

A pesquisa verificou, também preços de relógios, com levantamento de 12 itens sendo seis femininos e seis masculinos. No caso do feminino, a maior diferença está no Mondaine com pulseira de metal que, na Renner, custa R$ 129,90, enquanto na Pernambucanas, R$259,90, ou seja, diferença de 100,08%. O menor índice ficou com o relógio Mondaine com pulseira de couro à venda por R$ 139,90 na Riachuelo e por R$ 149,90 na Renner, com diferença de 7,15%.

Um mesmo produto, na versão masculina, teve variação de 99,92%. No caso, o relógio Mondaine com pulseira de couro. Na C&A custa R$ 99,99 enquanto na Riachuelo é encontrado por R$ 199,90. Já a menor diferença, em 8,30%, está em relação ao relógio Technos com pulseira de couro, que é vendido na C&A por R$ 239,90 e na Riachuelo por R& 259,90.

Como ocorre normalmente, o Procon Estadual estabeleceu comparativos entre os preços apresentados na pesquisa atual e na anterior, realizada no ano passado. Em relação aos produtos de floricultura, todos os produtos pesquisados apresentaram aumento, chegando a 32,24% em relação a cesta café da manhã.

No que se refere a perfumes, dos 12 itens comparados, dois (212 Vip Men Carolina Herrera e 212 Men eau de toilette) apresentaram queda nos preços. Entre os outros, oito tiveram os preços majorados em até 9,91% na relação entre o ano passado e este ano, enquanto dois permaneceram com os mesmos valores. Os relógios também apresentaram tanto decréscimo como aumento. No caso de variação para mais, o maior índice foi de 35,38% enquanto para menos foi de até -43,50%, como demonstram as planilhas e gráficos em anexo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.