Para discutir parcerias, Prefeitura recebe Associação Nipônica

Prefeita Délia recebeu representantes da Associação Nipo-brasileira de Dourados, acompanhados do vereador Elias Ishy – Foto: A. Frota

Uma comitiva de integrantes da Associação Nipo-brasileira de Dourados, liderada pelo presidente da entidade, Nélio Shiguaru Kurimoto e na companhia do vereador Elias Ishy, visitou a Prefeitura de Dourados nesta terça-feira. Eles foram recebidos pela prefeita Délia Razuk e colocaram a comunidade à disposição da administração para estabelecer parcerias em relação às ações sociais de cultura e esporte.

Nélio Shiguaru falou sobre o trabalho da associação no município, que executa diversas atividades esportivas (beisebol e gatebol) e culturais (escola de língua japonesa, Japão Fest) que podem servir de ferramentas para o fomento de ações voltadas para a comunidade douradense.

Entre frutos evidentes, o presidente da Associação destacou as convocações de atletas de Dourados para a seleção de beisebol e o credenciamento para receber, em 2018, competição nacional de gatebol que vai trazer para a cidade mais de 150 equipes da modalidade.

“Agradecemos a sua receptividade e o trabalho árduo que a prefeita tem tido para recompor as estruturas do município e colocamos a associação à disposição para parcerias”, disse Nélio.

A prefeita Délia Razuk agradeceu a visita e ressaltou a importância da colônia para a cidade. “Muito feliz por receber vocês. Quero dizer do orgulho que tenho em saber que nossa cidade tem uma colônia tão abrangente e ativa na cultura e no esporte”, disse. Délia falou ainda sobre a experiência de trabalho com o vereador Elias Ishy, pessoa que considera “uma das mais conscientes e sóbrias da Câmara”.

Ainda em relação às parcerias, a prefeita falou da consciência que se cria entre os cidadãos. “Hoje as pessoas já entendem que cada um tem a parcela de contribuição para a melhoria da sociedade. Esta visita de vocês é, certamente, a prova disso”, disse a prefeita.

O vereador agradeceu ao elogio e ressaltou que há muito que construir com a colônia. “Vivemos um momento de escassez de recursos e aumento da demanda social. Parcerias são fundamentais neste contexto e eu sei que será muito bom para a cidade”, disse.

Ishy falou das características da comunidade japonesa, que trabalha com muita dedicação e voluntariado, algo que condiz com a proposta e característica da prefeita Délia em valorizar as pessoas.

Conquista

Durante a reunião, com a presença da procuradora do município, Lurdes Benaduce, a prefeita Délia comunicou a conquista de imunidade tributária da Associação Nipo-Brasileira depois de análise documental fornecida pelo jurídico da entidade. “Tivemos todos os documentos fornecidos por vocês e, diante da análise destes, foi possível considerar a função social da associação e manter a imunidade”, disse a prefeita.

Segundo a procuradora Lurdes, só foi possível manter o benefício, diante de toda a apresentação de documentos que a associação fez. A análise técnica e jurídica sobre a documentação foi feita e a associação, fundada há 64 anos, continua isenta de imposto predial.