Home Colunistas

Pandemia, uma grande lição ou castigo?, por Wilson Aquino

Wilson Aquino é jornalista e professor – Divulgação

De duas uma sobre a pandemia que se arrasta há mais de ano no Brasil e no mundo sem uma solução definitiva: Deus está permitindo isso para que recebamos uma grande lição para nosso crescimento e fortalecimento de caráter e espírito ou está nos punindo por nos afastarmos Dele.

Como maioria Cristã que somos, sabemos que todo obstáculo que encontramos no caminho é colocado para que possamos sempre recorrer a Ele para que nos oriente e nos ajude a superá-lo.

No entanto, se observarmos nosso comportamento (maioria das pessoas) desde o começo da pandemia, concluiremos que não agimos com fé e amor no Senhor. Pelo contrário, mostramos toda nossa rebeldia e desrespeito a Ele, como no carnaval, semanas antes do início da pandemia, em que a figura de Cristo foi menosprezada e humilhada por Satanás, que O arrastava pelo Sambódromo, para o delírio de muitos foliões, em transmissão ao vivo para todo o mundo.

Na pandemia as pessoas também se recolheram a seus lares por um longo período e em vez de refletir e procurar se fortalecer como família, como Cristãos, se reunindo em reverência e oração, fizeram exatamente ao contrário: Não procuraram Deus e aumentaram o consumo de bebidas, drogas…  que resultaram no aumento de casos de violência entre marido e mulher principalmente. Nem os filhos escaparam das estatísticas da violência doméstica na pandemia. Uma demonstração clara de que estão afastados do Senhor e, consequentemente, de suas bênçãos e proteção.

Neste momento de reflexão me vem à mente o passado, quando os profetas chamavam o povo ao arrependimento de seus pecados. E o que vemos registrado nas Escrituras Sagradas sobre o que os homens fizeram a esses profetas de Deus? Perseguiram, espancaram e  mataram. Apenas por dizerem a verdade sobre a vida errante que as pessoas levavam.

Da mesma forma, se continuarmos estudando essas mesmas Escrituras, veremos que a iniquidade do povo provoca a ira do Senhor, que já destruiu cidades inteiras, como Sodoma e Gomorra, por conta a promiscuidade de seu povo.

Nesse caso, de Sodoma e Gomorra, como podemos ver em Gênesis 19, Abraão ainda tentou argumentar com o Senhor, perguntando-Lhe se houvesse ali 50, 40, 30, 10… homens justos, se Ele pouparia as cidades da destruição. O Senhor respondeu sim. Que pouparia. Porém, como não encontrou, somente a família de Ló foi retirada antes que fossem destruídas com enxofre e fogo.

E como o Plano de Deus é imutável, Ele continua instruindo homens em toda Terra para pregar a Sua palavra, nos tempos de igrejas e até por meio das modernas tecnologias, para que as pessoas reflitam e se voltem a Ele, em reverência, obediência a seus mandamentos e em oração.

As Escrituras também relatam que depois do sofrimento de toda ordem, os povos sempre se voltavam ao Senhor e eram livrados das pragas e dos castigos.

Diante disso, cabe então perguntar: até quando suportaremos perder nossos amigos e entes queridos até que nos conscientizemos de que devemos dobrar os joelhos em respeito e oração ao Senhor?

E para que ninguém duvide de que é esse o melhor caminho para nos livrarmos de vez da pandemia, fica a reflexão do que Ele mesmo diz em II Crônicas (7:14): “E se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.