O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula foi submetido, na manhã desta quinta-feira (12), a um novo procedimento cirúrgico em um hospital particular de São Paulo. A intervenção teve como objetivo evitar novos sangramentos na cabeça. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, a cirurgia começou por volta das 7h10 e foi bem-sucedida. “O procedimento foi um sucesso, conseguimos nebulizar a artéria. O presidente está acordado e conversando”, afirmou Kalil.

De acordo com um boletim médico divulgado na quarta-feira (11), a complementação da cirurgia fazia parte do cronograma terapêutico do presidente. O procedimento, conhecido como embolização de artéria meníngea média, é minimamente invasivo e realizado em uma sala de cateterismo. Apesar de estar planejado previamente, a data exata para a intervenção foi definida apenas na última quarta-feira. Lula autorizou a divulgação da nova cirurgia, após informações sobre o procedimento vazarem para a imprensa.

A operação foi realizada por meio de cateterismo, como explicou o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola. “O procedimento não envolve cortes, apenas uma punção para acessar a artéria meníngea média, responsável pelo sangramento do hematoma que o presidente apresentou”, detalhou Espíndola. A técnica utiliza a artéria femoral, localizada na virilha, como ponto de entrada para o cateter.

O quadro clínico de Lula começou a ser tratado após ele sentir dores de cabeça e indisposição na segunda-feira (9). Inicialmente atendido em Brasília, ele foi transferido para São Paulo, onde passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma. Segundo os médicos, o sangramento foi causado por uma queda sofrida em 19 de outubro no Palácio da Alvorada, que resultou em um ferimento na cabeça e exigiu cinco pontos de sutura. Desde então, Lula está sob monitoramento intensivo, segue em recuperação sob cuidados médicos especializados.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.