O Dia dos Pais, comemorado neste ano no dia 12 de agosto, deve movimentar R$ 136 milhões na economia do Mato Grosso do Sul. É o que indica uma pesquisa feita pela Fecomércio em parceria com o Sebrae. Os gastos são de presentes e das comemorações feitas na data.
Do montante, R$ 73,47 milhões serão destinados à compra de presentes e R$ 62,59 milhões às comemorações – diminuição de 9,08% e 9,27%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2017. Os motivos para não comemorar a data mais frequentes são a falta de dinheiro, o fato de morar longe e o fato do pai já ter falecido.
Os produtos que ganham a preferência dos sul-mato-grossenses são roupas, perfumes e cosméticos e calçados. O ticket médio com presentes será de R$ 147,76 e, com as comemorações, R$ 121,83. As compras serão feitas principalmente nas lojas do centro da cidade, sendo o dinheiro a principal forma de pagamento. Para comprar um presente, o consumidor levará em conta produto, preço e atendimento.
Pesquisas na internet
Um levantamento feito pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL, descobriu que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas antes de comprar um produto em uma loja física. Os itens mais buscados são preços (30%), detalhes e características de produtos ou serviços (12%) e opinião dos outros clientes (5%).
Só 13% compram em lojas físicas sem consultar a internet e 40% consultam eventualmente, dependendo do tipo de produto ou serviço a ser comprado.
Os sites de comparação de preços e de características dos produtos são os mais visitados pelos consumidores, com 62%. Em seguida, estão sites de registro de reclamações de empresas e produtos (54%), lojas de grandes varejistas (50%), redes sociais (23%) e blogs especializados (20%).
O estudo ainda informa que um quarto das pessoas ainda visita a loja física antes de adquirir um produto pela internet. Nesse caso, os principais artigos procurados são eletrodomésticos (48%), eletrônicos (47%), celulares (44%), vestuários e calçados (25%) e perfumes e cosméticos (18%).