Ailton Martelo, de 67 anos, foi o primeiro a chegar, às 20h de ontem, e enfrentou o frio da madrugada para ser o primeiro a receber atendimento. “Moro na Moreninha 2 e fiquei muito animado com o programa, porque preciso de atendimento oftalmológico. Fiz questão de ser o primeiro da fila e por isso dormi aqui. Vim com três casacos e trouxe um cobertor ainda”, contou.
Já o casal Maria Rosa dos Santos, de 72 anos, e Antonio de Almeida, de 81 anos, saiu do bairro Caiçara e chegou às 4h, garantindo o segundo e terceiro lugares. “Minha neta ficou sabendo pela televisão e como sabia da nossa necessidade de atendimento médico, nos avisou”, disse Maria. “É muito difícil conseguir consulta no posto de saúde. Faz tempo que tento e não consigo. Quando surge uma oportunidade como essa precisamos aproveitar”, completou Antonio.
Roseli dos Santos Rodrigues, de 28 anos, também chegou às 4h para fazer a carteira de identidade e CPF dos três filhos. “Até hoje eles não têm toda a documentação, apenas a certidão de nascimento. Como sabíamos que a procura seria grande por atendimento, viemos bem cedinho”, explicou.
Lidia Alves Soares também veio para receber atendimento na área de cidadania. “Vim trazer meu sobrinho de 28 anos para fazer carteira de identidade, porque ele não tem nenhum documento além da certidão de nascimento. Sem identidade não tem como ter carteira de trabalho. Como já estou aqui mesmo e sou a quinta da fila, vou aproveitar para conseguir atendimento odontológico, porque pelo SUS é muito difícil. Um evento como esse é muito importante para toda a região aqui da Moreninha e dos bairros vizinhos”, concluiu.
Serviços
Ao todo serão disponibilizados aos moradores da região mais de 32 serviços diferentes nas áreas de cidadania, saúde e educação oferecidos pelos 21 parceiros do setor público e privado que estarão no evento. Na área de cidadania, serão realizados 13 serviços, com destaque para a emissão de CPFs, emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG), emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social primeira e segunda vias, produção de copias de documentos e similares, atendimento ao público para solucionar conflitos de relação de consumo, abertura de reclamações referentes à telefonia, bancos, cartões, companhias de energia e água, cadastro do Minha Casa, Minha Vida, orientações de regularização de dívida, consulta jurídica e corte de Cabelo.
Já na área de saúde serão oferecidos 16 serviços diferentes, incluindo atendimento oftalmológico, atendimento clínico geral, atendimento odontológico, mamografias, coleta de preventivo, coleta de PSA, consulta oncológica e pequenas cirurgias, avaliação física (composição corporal e aspectos neuromusculares), acupuntura, auriculoterapia, adaptações para utensílios de atividade de vida diária com comprometimento motor, avaliação de percentual de gordura através de bioimpedância e orientação, aferição de pressão arterial e orientação, aferição de peso e estatura, orientação nutricional e manejo e cuidados com animais peçonhentos.
Na área de educação, serão oferecidos sete serviços diferentes, entre divulgação de cursos técnicos, orientação e informação sobres os cursos técnicos, pré-matrícula de cursos técnicos, atendimento aos potenciais empreendedores (MEI, ME e EPP), divulgação de cursos do Senai, divulgação do Programa de Estágio do IEL e divulgação de vagas de estágio pelo IEL. “A nossa intenção é disponibilizar os serviços mais úteis para os moradores da região, que, muitas vezes, não têm condições de se deslocarem até o centro da cidade”, reforçou ogerente do Sesi de Campo Grande, Helton Leal Cardoso.
Neste ano, a Ação Cidadania já foi realizada em Ponta Porã e chegará ainda a Dourados, no dia 23 de setembro, Coxim, no dia 7 de outubro, e Aparecida do Taboado, no dia 18 de novembro. “O Ação Cidadania é um trabalho para a população do nosso Estado. Temos equipes que trabalham na avaliação das necessidades de cada região e procuramos atender a todas. Claro que nem sempre isso é possível, mas neste ano serão seis ações, projetos importantes e, de certa forma, financiados por nós empresários. É a contribuição do setor privado para Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Confira abaixo a relação dos principais serviços oferecidos:
- Emissão de CPFs
- Emissão da primeira via de Carteira de Identidade
- Emissão de carteira de Trabalho e previdência social primeira e segunda via
- Produção de copias de documentos e similares
- Atendimento ao público para solucionar conflitos de relação de consumo
- Abertura de reclamações referentes a telefonia, bancos, cartões, companhias de energia e água, entre outras
- Cadastro do Minha Casa, Minha Vida e orientações de regularização de dívida
- Consulta jurídica
- Corte de Cabelo
- Atendimento Oftalmológico
- Atendimento Clínica Médica
- Mamografias
- Coleta de Preventivo
- Coleta de PSA
- Consulta Oncológica Pequenas Cirurgias
- Atendimento odontológico
- Avaliação Física (composição corporal e aspectos neuromusculares)
- Acupuntura
- Auriculoterapia
- Adaptações para utensílios de atividade de vida diária com comprometimento motor
- Avaliação de percentual de gordura através de bioimpedância e orientação
- Aferição de pressão arterial e orientação
- Aferição de peso e estatura
- Orientação nutricional
- Manejo e cuidados com animais peçonhentos
- Divulgação de cursos técnicos
- Orientação e informação sobres cursos técnicos
- Pré-matrícula de cursos técnicos
- Atendimento aos potenciais empreendedores (MEI, ME e EPP)
- Divulgação de cursos do Senai
- Divulgação do Programa de Estágio do IEL
- Divulgação de vagas de estágio pelo IEL