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Mobilidade urbana também requer conscientização de usuários, diz arquiteto

Plano de Mobilidade Urbana de Dourados foi apresentado à sociedade durante audiência pública na manhã desta quarta-feira – Foto: A. Frota

Projeto apresentado em audiência pública tem foco em calçadas, rede cicloviária, transporte coletivo, intervenções viárias e tratamento de pontos críticos

“Pouco adianta o poder público implantar projetos para melhorar a mobilidade urbana se não houver mudança de postura por parte dos usuários do transporte individual”. A afirmação é do arquiteto Edson Marchioro, da empresa responsável pelo estudo e elaboração do Planmob (Plano Diretor de Mobilidade Urbana) de Dourados, apresentado à sociedade em audiência pública, na manhã desta quarta-feira, no auditório da prefeitura. No dia anterior, o projeto foi apresentado à prefeita Délia Razuk, secretários e assessores.

Durante a audiência o arquiteto discorreu sobre o estudo da problemática do trânsito douradense, a ocupação e uso do solo, e detalhou os projetos principais que compõem o Planmob que são o ‘Calçada Legal’, o ‘Rede Cicloviária Integrada’, o ‘Transporte Coletivo’ e ‘Intervenções Viárias e Tratamento dos Pontos Críticos’.

A equipe do escritório Marchioro Arquitetura Urbanismo e Engenharia deixou tácito que o plano de mobilidade urbana de dourados deve priorizar, primeiramente, o pedestre e o ciclista, e incentivar a melhoria do transporte coletivo. “O usuário do transporte individual motorizado não pode se apossar do espaço público como algo privado. É preciso democratizar os espaços”, ensinou o arquiteto.

Marchioro diz que estudos comprovam que o aumento da frota e a falta de planejamento começam a trazer sérios problemas às cidades brasileiras. Em 2007, a frota nacional era de 49 milhões de veículos, sendo 30 milhões de automóveis; em 2017 chegou a 96,7 milhões, desses, 52,7 milhões automóveis. A previsão para 2050 é que pelo menos 130 milhões de veículos circulem pelas cidades brasileiras.

Dourados também segue em uma crescente de frota. Segundo dados do Detran/MS, o município tinha, no final de 2017, 65,5 mil automóveis, 47% da frota total de 143 mil veículos. Em Campo Grande eram 547 mil veículos, sendo 284 mil (52%) só de automóveis. Já o Mato Grosso do Sul fechou 2017 com 688,5 automóveis, 46% de um total de 1.4 milhão de veículos circulando.

A elaboração do Planmob de Dourados teve início em 2015 e contou com apoio de acadêmicos da UFGD e Unigran e participação de técnicos das secretarias de Obras e de Planejamento, buscando sempre o atendimento à legislação federal.

O secretário de Planejamento, Carlos Dobes Vieira, enfatizou, na abertura da audiência, que o tema mobilidade urbana é amplo, vai além do debate sobre transporte urbano e abrange questões de desenvolvimento urbano, como o uso e a ocupação do solo. “A saúde e a qualidade de vida das pessoas estão intimamente ligadas às suas condições de locomoção cotidiana. Por isso a importância de se buscar modelos de cidades sustentáveis”, disse, conclamando a população a participar na construção deste processo.

O Plano de Mobilidade Urbana de Dourados vai ser disponibilizado no site da Prefeitura. O projeto será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação e, uma vez aprovado, a administração municipal já poderá pleitear recursos no Ministério das Cidades para dar início à execução.

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