O Brasil é um país que garante o livre exercício de qualquer religião, bem como a opção de não seguir nenhuma. A liberdade religiosa, vem a ser um dos mais importantes direitos individuais do homem.

 

Há vários tipos de crenças e seus seguidores, que consequentemente defendem e lutam pela liberdade de expressar e exercer o seu credo e culto.

 

Mas o que é Liberdade?

 

Liberdade é um direito perene do ser humano, pois todos nascemos com uma predisposição para ela, e é a partir daí, que surgem todos os demais direitos do homem.

 

Durante anos, este direito foi a maior riqueza pela qual o homem lutou. O ser humano se esforça, investe suor e sangue pela liberdade, e por esta contenda, muitos entregaram suas próprias vidas em detrimento da conquista do direito de ser livre.

 

Atualmente, a Liberdade é tão importante, que ganha destaque em nossa Constituição Federal de 1988, com previsão no artigo , tratando das Liberdades de pensamento, autodeterminação, expressão, religião, informação, profissional, locomoção, associação e reunião.

 

Em resumo, a Liberdade é o direito de fazer, segundo sua própria vontade, tudo aquilo que não venha prejudicar a liberdade do outro e não infrinja qualquer norma vigente.

 

Liberdade Religiosa, entende-se como a livre escolha do ser humano, por sua religião, por crer ou não crer. Todavia, ela não se exaure na fé ou crença, podendo surgir a prática religiosa ou culto, tornando-se um fator fundamental, que resulta também, na possibilidade de organização desses mesmos cultos ou práticas, gerando reuniões em igrejas, templos, etc..

 

A Liberdade religiosa traz consigo o respeito, e nesse sentido é preciso respeitar a crença do outro e preservar a dignidade da pessoa humana. A essência da fé é interpretada por cada um de maneira diferente, pois escolher a fé como princípio de vida é uma decisão estritamente pessoal. Há até quem não sinta essa necessidade.

 

Não podemos ignorar a individualidade do ser humano, ou procedermos com agressões morais, desmoralizando símbolos ou princípios religiosos, fanatismos, muito menos agressões físicas. Em uma sociedade que busca a igualdade de direitos, que busca o tão sonhado desenvolvimento e crescimento do país, isso é um ato inadmissível!

Assembleia_Mais ALEMS