Dourados/MS, 24 de junho de 2017 - Agora:16:51
Home | Tecnologia | Investir na reutilização de água nos projetos de construção garante um desenvolvimento sustentável
Publicada em 1 de abril de 2017 às 09:52

Investir na reutilização de água nos projetos de construção garante um desenvolvimento sustentável

A preservação de recursos naturais tornou-se um dos principais desafios para as construtoras e incorporadoras brasileiras

Ao longo dos últimos anos, tem surgido cada vez mais soluções tecnológicas para facilitar o trabalho das construtoras e incorporadoras. O desenvolvimento de equipamentos inovadores tem facilitado o trabalho dos colaboradores e, também, garantido maior eficiência e entrega de projetos em um curto período de tempo. No entanto, além das facilidades, é importante que as empresas se preocupem cada vez mais com o meio ambiente.

No último dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Essa data comemorativa foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com objetivo de realizar discussões acerca da conservação desse bem natural essencial para a vida. Diante desse cenário, muitas empresas e, principalmente, construtoras têm desenvolvido estratégias para melhorar questões hídricas por meio do reaproveitamento sustentável.

Analisando uma solução para melhorar o aproveitamento de recursos naturais, a construtora Sega, localizada em Americana, no Estado de São Paulo, tem desenvolvido uma estratégia para a coleta de resíduos líquidos em seus empreendimentos.

A ideia da empresa é construir um dique — compartimento de três caixas — próximo à betoneira e ao silo de argamassa, local onde acontece a saída de água com resíduos. Após essa coleta, é realizada uma filtragem do líquido que poderá ser reutilizado em outros processos da construção, como lavagem de ferramentas e outros fins.

Essa empreitada deu tão certo que a empresa tem conseguido captar cerca de 1.200 litros de água tratada por semana, ou seja, uma média de 4.800 litros por mês. Com esse procedimento, o desenvolvimento sustentável tem ganhado força e a empresa ainda tem economizado recursos financeiros.