
Em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, o IPED/APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande) inicia o ano de 2026 realizando, de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Teste do Pezinho Ampliado.
A ampliação do exame foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande, em 22 de dezembro de 2025, atendendo à Resolução nº 381/SES/MS, que estabelece o repasse de recursos financeiros ao IPED/APAE. A instituição é responsável, em Mato Grosso do Sul, pela realização dos exames laboratoriais de triagem neonatal, estando habilitada pelo Ministério da Saúde.
A partir deste mês de janeiro, o Estado passa a oferecer o exame, simples, gratuito e obrigatório pelo SUS, ampliando a triagem de 07 para mais de 40 patologias detectadas.
De acordo com a coordenadora técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri, um dos passos mais importantes para essa ampliação ocorreu no mês de junho.
“No mês de conscientização sobre a importância do Teste do Pezinho, Mato Grosso do Sul passou a integrar o seleto grupo de estados brasileiros que oferecem gratuitamente a versão ampliada do exame, capaz de rastrear dezenas de doenças congênitas, genéticas e metabólicas em recém-nascidos. O Teste do Pezinho é fundamental para a saúde do bebê, pois permite a detecção precoce de doenças congênitas e hereditárias, garantindo tratamento rápido e adequado”, explicou.
O exame é realizado a partir de algumas gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do bebê e deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia de vida. Segundo Josaine, esse conjunto de exames é essencial nos primeiros dias de vida, contribuindo para um desenvolvimento saudável. Gratuito e oferecido pela rede pública, o Teste do Pezinho é um direito de todo recém-nascido.
A ampliação integra o Programa Estadual de Triagem Neonatal, vinculado ao Projeto Bem Nascer MS, instituído por meio da Resolução nº 381, publicada no Diário Oficial do Estado. A medida representa um avanço significativo na política de proteção à infância. Até então, o teste básico contemplava 07 doenças, conforme o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Com a nova etapa, o rol passa a incluir condições como atrofia muscular espinhal, imunodeficiências primárias, galactosemias e diversos distúrbios metabólicos, detectando mais de 40 patologias.
Em Mato Grosso do Sul, o IPED/APAE de Campo Grande é referência na realização do exame. Além da coleta, a instituição garante acompanhamento especializado nos casos em que os resultados indicam alterações.
Sobre o IPED/APAE
Fundado em 1997, o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE conta com uma equipe multiprofissional que atende usuários com exames alterados, oferecendo tratamento e acompanhamento por meio de um ambulatório especializado. A equipe é composta por endocrinologista, pediatra, infectopediatra, geneticista, hematologista, pneumologista, gastropediatra e adulto, assistente social, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
O IPED/APAE tem sede na Rua Estêvão Capriata, na Vila Progresso, e, para facilitar o acesso da população, conta também com uma unidade avançada de coleta localizada na esquina da Maternidade Cândido Mariano, no Centro de Campo Grande.



















