II Seminário sobre Guarda Compartilhada e Alienação Parental acontece hoje na Câmara Municipal

Seminário proposto pelo vereador Sergio Nogueira busca ações para orientar escolas sobre a alienação parental

Sergio Nogueira cria lei e propõe ações para orientar comunidade sobre guarda compartilhada e alienação parental – Foto: Thiago Morais

Nesta terça-feira (24) será realizado na Câmara Municipal de Dourados, o II Seminário sobre ‘O Papel da Escola na Conscientização da Guarda Compartilhada e da Prevenção à Alienação Parental’, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB). O parlamentar é autor da Lei nº 3.983, de 02 de maio de 2016, que institui no calendário de eventos do município, a Semana Municipal de Conscientização da Importância da Guarda Compartilhada e da Prevenção da Alienação Parental, a ser celebrada na semana do dia 25 de abril, que é o Dia Internacional da Conscientização da Alienação Parental.

As palestras serão ministradas pela psicopedagoga e terapeuta, Denise Caramori de Souza, que abordará o tema ‘Para onde olha o amor desta criança?’ e pelo promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Dr. Luiz Gustavo Terçariol, sob a temática ‘Medidas efetivas para a prevenção à alienação parental’. O debate será realizado pelo secretário municipal de Educação em Dourados, Dr. Upiran Jorge Gonçalves da Silva e pelo delegado da Polícia Federal em Dourados, Dr. Dênis Colares, vice-presidente da Associação Brasileira Criança Feliz. A mediação ficará por conta do vereador Sergio Nogueira.

“Este evento é muito importante para as escolas, diretores, coordenadores, professores, acadêmicos do Ensino Superior, pais de alunos e toda comunidade em geral. A sociedade e a escola lidam com o problema da alienação parental sem, no entanto, terem todo o conhecimento devido, principalmente no que se refere aos danos causados nas crianças e adolescentes”, afirma o parlamentar.

Conforme Sergio Nogueira, a proposta do Seminário e de ações como esta, é aumentar a conscientização, debates, divulgação e prevenção da alienação parental e promoção de estímulo à guarda compartilhada. “Este é um assunto muito polêmico na atualidade, o nosso papel de vereador, é trazer o tema para uma ampla reflexão, envolvendo todas as ideias e posturas sobre a temática, com a presença de vários eixos da comunidade”, menciona.

O parlamentar acredita ainda, que é necessária ampla conscientização na defesa dos interesses da criança e do adolescente. “Esta conscientização deve ser motivada pelos poderes públicos, a partir da utilização dos espaços públicos para debates e esclarecimentos sobre os prejuízos emocionais que uma criança sofre com a separação do casal. A alienação parental é um fenômeno danoso à saúde das crianças e adolescentes”, enfatiza Sergio Nogueira.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.