IFMS: Estudantes podem se inscrever para recebimento de auxílios

Seleção visa à formação de cadastro reserva para concessão de auxílios, durante o ano letivo, nos dez campi. Inscrições vão até o dia 28

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção para formação de cadastro reserva voltado à concessão de auxílios do Programa de Assistência Estudantil, referente ao ano letivo de 2024.

Podem participar estudantes dos cursos presenciais técnicos integrados, técnicos subsequentes, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e de graduação.

Todas as regras da seleção estão dispostas no Edital nº 017/2024.

Entre os requisitos, o discente interessado deve:

  • estar matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, três unidades curriculares presenciais;
  • não estar cursando apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar;
  • não apresentar, no seu histórico escolar, mais do que duas Reprovações por Falta (RF) em unidades curriculares no semestre anterior; e
  • comprovar renda familiar per capitanão excedente a um salário mínimo e meio vigente; para fins de cálculo, consultar o edital.

Inscrições – São on-line e devem ser realizadas até 28 de março.

Para se inscrever, o estudante precisa, em uma única etapa: preencher o respectivo formulário, disponível na Página do Candidato; preencher ou atualizar o Questionário Socioeconômico; realizar o upload da documentação descrita no edital; e escolher o dia e o horário para atendimento presencial, voltado à avaliação da documentação.

No ato da inscrição, é necessário escolher os auxílios aos quais irá concorrer (é possível optar por todas as modalidades de auxílios ofertadas pelo campus no qual está matriculado, desde que o aluno se enquadre nos requisitos solicitados e atente-se aos critérios de análise que serão utilizados durante a avaliação do processo seletivo).

Modalidades  As modalidades de auxílio ofertadas são:

  • Permanência: concessão de auxílio financeiro voltado para o custeio de necessidades acadêmicas e pessoais que favoreçam a permanência do estudante beneficiário na instituição;
  • Alimentação: objetiva custear despesas de discentes com alimentação durante a realização do curso;
  • Transporte: repasse mensal para as despesas de transporte urbano ou rural entre a o campus e a residência do estudante beneficiário, desde que não tenha condições de acesso a transporte gratuito garantidas pelo poder público municipal, estadual ou federal;
  • Moradia estudantil: valor mensal para estudantes que comprovem ter mudado de município para estudar no IFMS, com o objetivo de custear parcialmente os gastos com aluguel, proporcionando melhores condições para a permanência estudantil;
  • Indígena e quilombola: auxílio financeiro a estudantes beneficiários indígenas e quilombolas que moram em suas respectivas comunidades, em razão de especificidades relacionadas à organização social e à condição geográfica de suas respectivas comunidades, bem como aos aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem.

Os valores variam de R$80 a R$300 por mês, dependendo da modalidade do auxílio e do campus no qual o estudante está matriculado.

Cronograma – Após o fim do prazo de inscrições, as próximas etapas da seleção incluem a divulgação, no dia 1º de abril, da lista de inscritos com data e horário dos atendimentos presenciais para verificação da documentação, etapa que segue até o dia 12 do mesmo mês.

Os resultados preliminar e final serão divulgados em 3 e 8 de maio, respectivamente.

Os estudantes classificados comporão o cadastro reserva e poderão ser convocados para o preenchimento de vagas de auxílios que surgirem durante o período de vigência do edital, no mês de dezembro.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.