Foi determinada a suspensão de atividades acadêmicas presenciais, visitas e troca de acompanhantes, além de consultas e cirurgias eletivas

Em reunião nesta segunda-feira (16), o Co​mitê de Gerenciamento de Crise do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) determinou a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades acadêmicas presenciais (aulas, estágios e residências) realizadas nas dependências do hospital, bem como das visitas e troca de acompanhantes dos pacientes internados, a presença de doulas na maternidade, as atividades de voluntários (doulas comunitárias e da Capelania), além das consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas. Estão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.

O objetivo é restringir ao máximo o trânsito de pessoas no ambiente hospitalar, a fim de evitar a propagação do Coronavírus para fazer frente à pandemia Covid-19, atendendo às orientações das autoridades governamentais, da Reitoria da UFGD e da direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Diante do contingenciamento, os familiares que precisarem obter informações a respeito de pacientes deverão buscar orientações diretamente junto ao setor onde a pessoa estiver internada, pois cada unidade está atendendo às determinações e estabelecendo seus fluxos de acordo com as especificidades da assistência realizada.

Situações excepcionais serão avaliadas e deliberadas sob o aval do Comitê de Gerenciamento de Crise, até que seja determinado o fim da situação e contingenciamento, sem prazo determinado.

O Comitê

Com a finalidade de auxiliar o Comitê Gestor de Crise da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nas decisões locais relativas à crise causada pela pandemia em curso, foi recomposto, na última sexta-feira (13), o Comitê de Gerenciamento de Crise do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), por meio da Portaria SEI nº 108, de 13 de março de 2020.

Em consequência, no sentido de preparar o HU-UFGD e se antecipar nos cuidados preventivos e na tomada de decisões frente à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), na mesma data (13) foi criado, por meio da Portaria SEI nº 109, o Subcomitê de Gerenciamento de Crise, que tem por atribuição única prestar subsídios técnicos ao Comitê e ainda combater a disseminação do Novo Coronavírus no âmbito da instituição.

Na segunda-feira (16), os integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise do HU-UFGD, em reunião administrativa, deliberaram várias questões relativas ao combate do Novo Coronavírus, dentre elas a suspensão das atividades acadêmicas presenciais no hospital.

Diante da dinamicidade dos fatos relativos à pandemia em curso, o Comitê de Gerenciamento de Crise tem a consciência de que as determinações podem mudar constantemente, e, em decorrência, seus integrantes estão em trabalho constante, de forma alinhada com as diretrizes dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Reitoria da UFGD e da Sede da Ebserh, a fim de conter a disseminação do Novo Coronavírus.

Orteco