Com a onda de calor em alta, mil unidades foram entregues para colaboradores, pacientes, acompanhantes, residentes, acadêmicos e terceirizados

No último dia 26 de setembro (terça-feira), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), completou 10 anos de acordo firmado com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para que a empresa administrasse o hospital.
A implantação e o funcionamento do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) se deram no ano de 2003, quando foi denominado “Santa Casa de Dourados”. A instituição era mantida, inicialmente, pela Sociedade Douradense de Beneficência (Sodoben). Em 2004, a Santa Casa de Dourados tornou-se o “Hospital Universitário de Dourados”, que passou a ser administrado pela Fundação Municipal de Saúde, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Dourados, conforme compromissos firmados com a sua mantenedora anterior, a Sodoben.
Por meio da Lei Municipal Nº 3.118, de 2008, o Poder Executivo Municipal autorizou a doação da área à UFGD, que poderia usar suas edificações para atendimento hospitalar via Sistema Único de Saúde (SUS) e para atividades de hospital-escola. Tendo o Ministério da Educação (MEC) dado o sinal verde para o recebimento da doação, o Conselho Universitário da UFGD aprovou a criação do Órgão Suplementar “Hospital Universitário”, que passou a fazer parte da estrutura administrativa da Universidade. Assim, a UFGD passou a administrar o HU-UFGD a partir de 1º de janeiro de 2009. Dessa forma, o Hospital passou a ser vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação, e é mantido com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal.
Em 26 de setembro de 2013, por meio do Contrato nº 03/2013, o HU-UFGD aderiu à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, criada em 2011 com a finalidade específica de gerir os Hospitais Universitários Federais. O novo modelo de gestão representou significativo aporte de recursos humanos e implementação de melhoras estruturais no HU-UFGD.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação, o HU-UFGD é um desses hospitais.
Ao longo desses 10 anos, as conquistas foram inúmeras, graças à parceria entre as duas instituições, visando a melhoria da assistência, ensino, pesquisa, assim como a área administrativa.
Dentre os exemplos a serem citados: a contratualização entre Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e HU-UFGD em 2014, doação da área verde do entorno em 2016, nova contratualização entre Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e HU-UFGD em 2017, integração ao programa APICE ON (agosto, 2017), construção da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (abril, 2018), inauguração Sala Lilás (maio, 2018), habilitação Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (julho, 2019), implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI (junho, 2019), término das obras das salas administrativas (agosto, 2019), recebimento da Capela Ecumênica doada pela Associação de Voluntários AVHU (janeiro, 2019), inauguração da Brinquedoteca (fevereiro, 2020), implantação de Visita Aberta UTI e UCI Neonatal (janeiro, 2020), Avaliação de Qualidade (fevereiro, 2020), no período da Covid-19, elaboração e aplicação de Plano de Contingência (março, 2019) e ampliação de leitos de terapia intensiva e enfermarias para atendimento à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (março, 2020 a 2022), adequações estruturais isolamento enfermarias e UTI Pediátrica, nova contratualização 247/2020 (dezembro, 2020),revitalização do entorno (janeiro, 2022), entrega da obra UMC (março, 2021), transferência da maternidade para a Unidade da Mulher e da Criança (setembro, 2021), instalação de dispensários de medicamentos, início das obras farmácia, organização de novos espaços para ensino, ampliação Sala Lilás (janeiro, 2022), substituição de autoclaves (março, 2022), implantação do módulo de farmácia AGHUx (dezembro, 2022, reforma lavanderia, recebimento de caminhão oftalmológico, instalação de Hemodinâmica, substituição de ambulância, substituição de incubadoras, entre outros.
Ainda promoção de eventos e campanhas de conscientização, capacitações, treinamentos, além do atendimento assistencial humanizado.
O HU-UFGD é referência para os 33 municípios que compõem a grande Dourados para atendimento materno-infantil do estado e também um dos únicos hospitais do SUS a ter o Núcleo de Saúde Indígena (NSI), é composto por assistente social, enfermeiros, médicos e dentista, além representantes da UFGD (Faculdade intercultural Indígena – FAIND e Faculdade de Ciências Humanas – FCH) e profissionais do polo base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Dourados. Entre os princípios que norteiam o NSI estão o respeito e a valorização da cultura e das tradições das etnias. Nesse sentido, algumas ações já previstas incluem a acolhida diferenciada, com disponibilidade de facilitadores sociais que tenham domínio do idioma e possam acompanhar e orientar o paciente, estreitando a comunicação e garantindo o acesso às informações necessárias ao atendimento.
Celebrando os 10 anos com picolés de frutas
Mato Grosso do Sul vem enfrentando, nos últimos dias, uma onda de calor, juntamente com o tempo muito seco. Além da baixa umidade do ar, tem-se registrado temperaturas máximas por volta dos 33-34°C na maioria dos municípios. No dia 26 de setembro, não foi diferente, o calor intenso, atingindo toda a cidade de Dourados (MS) e , consequentemente ao hospital.
Como forma de celebrar a data de forma divertida e para refrescar as altas temperaturas, a gestão do hospital juntamente com a Unidade Regional de Comunicação-25 se organizaram , compraram mil picolés de frutas com sabores variados (abacaxi, jaboticaba, uva, maracujá, morango, groselha, mini-saia) que foram entregues em todo o hospital para colaboradores, pacientes (sem restrições alimentares) , acompanhantes, residentes, acadêmicos e terceirizados.
A distribuição foi muito bem-vinda e bastante elogiada pela comunidade do hospital. Até o superintendente, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick , passou por diversos setores com o carrinho, distribuindo picolés.
“Essa é uma forma de comemorar essa data que é um marco na história do hospital, de agradecer a todos que fazem da nossa estrutura e também uma maneira de amenizar o calor que estamos enfrentando esses dias”, explica Hermeto.