FIEMS oferece testes gratuitos de Covid-19 para servidores, terceirizados e alunos da UFMS

Ação tem como objetivo garantir a saúde e segurança da comunidade universitária  

Com apoio e parceria do Sistema FIEMS, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) iniciou nesta quarta-feira (09/03) a testagem para detecção do vírus da covid-19 em servidores, alunos e terceirizados da universidade. A ação, que continua na quinta-feira (10/03), tem como objetivo garantir a saúde e segurança da comunidade universitária no retorno das atividades presenciais.

O início da testagem foi marcado pela realização de solenidade de abertura, no estacionamento da universidade, onde foi instalada a unidade móvel. Na ocasião, o superintendente do SESI, Régis Pereira Borges, ressaltou a importância da parceria num momento em que a pandemia ainda exige cuidados para atender um dos motores de funcionamento do setor industrial.

“A UFMS é um polo de formação de profissionais que atendem a indústria. Tem gente saindo agora para o mercado de trabalho e qualquer tipo de intercorrência ou atraso no processo de formação desses alunos é ruim para todo mundo. Então, a gente entende que é uma iniciativa de extrema importância”, explicou Régis Borges.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, agradeceu o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, e o SESI por atenderem ao pedido da instituição, cujas aulas presenciais foram retomadas no início desta semana. “Nós somos uma das três universidades federais públicas que está retomando as aulas em 2022 de forma presencial e, para isso, precisávamos ter um cuidado maior dos nossos estudantes”, afirmou.

Ele ainda destacou que a universidade tem um laboratório de testagem, mas a parceria com o Sistema FIEMS, que instalou uma unidade móvel para atender a comunidade universitária, representa um avanço. “Nossos estudantes, nossos professores e nossos técnicos, que ficaram em casa esses dois anos, podem fazer seus testes e ter um cuidado especial. A gente tem que estar bem para cuidar dos outros”, ressaltou.

No total, serão distribuídos mil testes, do tipo antígeno, sendo 250 pela manhã e 250 no período da tarde.  Alguns alunos tiveram a primeira oportunidade de realizar um teste de covid-19 graças à unidade móvel da FIEMS, como é o caso do acadêmico de Jornalismo, Murilo Medeiros. “Nunca tinha feito nenhum teste durante pandemia. Fiz o agendamento na hora e já consegui fazer o teste. Foi tranquilo, não doeu muito”, disse.

Também acadêmica de Jornalismo, Rafaela Bitencourt Reis fez o teste pela segunda vez, durante o período de pandemia, e se sente mais segura agora para voltar às aulas. Traz uma segurança para a gente e também uma segurança coletiva”, comentou.

Resultado fica pronto em duas horas e é informado pelo WhastsApp
O exame oferecido será o teste rápido de antígeno para diagnosticar a covid-19. A secreção nasal é colhida por meio de um swab nasal (cotonete específico) introduzido na narina. Essa é a forma de identificar se o paciente apresenta infecção viral ativa.

A recomendação é para que se inscrevam para realizar o teste pessoas apresentem sintomas da doença ou que tenham tido contato com alguém que testou positivo. Para tanto, é preciso fazer o agendamento no portal https://link.ufms.br/testecovid19.

Os resultados são disponibilizados em até 2 horas após a coleta, pelo número de WhatsApp cadastrado.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.