Programação desta quarta começa com mesa sobre Processos Criativos

João Lima em ‘O Circo de Um Homem Só’ – Divulgação

A Pantalhaços – Mostra de Palhaços do Pantanal, começou no dia 24 do mês passado com uma oficina. Nesta quarta-feira (3), começam as apresentações as mesas e apresentações dos espetáculos da mostra. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

A partir das 13h, acontece a mesa de debates Processos Criativos, às 16h, na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Vicente, no Rita Vieira a Cia Arte Negus (MS) apresenta o espetáculo “Ambulante”. Logo depois, às 17h o Top Circo apresenta o espetáculo Picadeiro Mágico, na Vila Nasser. O Centro Cultural José Octávio Guizzo recebe, às 19h, as Rainhas do Radiador, com “A Andarilha”, em seguida é a vez do palhaço João Lima (BA) entrar em cena com “O Circo de Um Homem Só”.

A Pantalhaços é organizada pelo Circo do Mato em conjunto com a Cia. de Teatro Flor e Espinho. O projeto foi contemplado com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Em “Ambulante”, uma dupla de ridículos sujeitos são as personagens que conduzem a história. Ambos já perderam tudo e não querem perder a esperança em realizar seus sonhos, para isso apostam no comércio informal para angariar o vil metal necessário para alcançar seus desejos, e transformam uma barraquinha de ambulantes em um espetáculo de rua.

“Ambulante” não é necessariamente um espetáculo sobre vendedores de rua, mas sim uma apresentação que utiliza da figura de dois comerciantes informais que parecem ter vindo de um estranho universo, para dialogar sobre a capacidade humana de sonhar e fazer isso ainda que com dificuldades.

O segundo espetáculo da mostra nesta quarta-feira é “Picadeiro Mágico”. Nele, os artistas da família Perez, mantenedores do Top Circo, apresentam números tradicionais circenses, como acróbatas, malabares, palhaços e outros. O Top Circo é o único circo de lona itinerante ainda ativo em Mato Grosso do Sul, tendo surgido há mais de 50 anos.

No início da noite é a vez das Rainhas do Radiador apresentarem “A Andarilha”. No espetáculo, a palhaça Rufina vem chegando em algazarra com seu carrinho de bebê. Muito carismática, tenta incansavelmente lidar com os desafios de ter um bebê e desperta no público diversas sensações e sentimentos ligados a essa temática.

Ele é cômico, trágico, desesperador, sensível e fantástico. O espetáculo ainda utiliza recursos circenses como acrobacia, magia cômica, malabares e instrumentos excêntricos. Além disso, conta com uma trilha sonora executada ao vivo por uma sanfona.

Na última apresentação, o palhaço João Lima Tiziu decide realizar, sozinho, um espetáculo de circo completo. Ele mesmo arma toda a estrutura e assume os papéis de apresentador, mágico, malabarista, bandinha, etc. É a peculiaridade na execução dos números e o carisma na relação com a plateia que dá o tom cômico e cativante em “O Circo de Um Homem Só”. Assim, os números, são pretextos para esse alegre encontro entre público e palhaço, um dos mais característicos personagens do maravilhoso mundo do circo.

A Pantalhaços segue com mesas, apresentações e oficinas todos os dias até domingo (7). Mais informações podem ser obtidas no site da mostra e na página do Facebook e Instagram. Confira a programação completa abaixo:

Programação

4ª feira (3 de julho)

13h
Mesa – Processos Criativos
Circo do Mato

16h
Ambulante
Arte Negus (MS)
ETI Iracema Maria Vicente

17h
Picadeiro Mágico – Top Circo (MS)
Local a confirmar

19h
A Andarilha
Rainhas do Radiador (SP)
Centro Cultural José Octávio Guizzo

20h

O Circo de Um Homem Só
João Lima (BA)
Centro Cultural José Octávio Guizzo

5ª feira (4 de julho)

13h
Mesa – Estética e Política
Circo do Mato

16h
Piruá de Circo
Tropa Trupe (RN)
EMEI Cordeirinho de Jesus

18h
Palhasseata
Orla Morena

19h
Clov’s o Internacionável
Teatro Lá Nos Fundos (SC)
Teatro de Arena Orla Morena

20h
Cola Show
As Inigualáveis Irmãs Cola (SP)
Teatro de Arena Orla Morena

22h
Travessias
Seres de Luz Teatro (SP)
Teatral Grupo de Risco

6ª feira (5 de julho)

13h
Mesa – Riso Pra Quê?
Circo do Mato

18h
Compilação Suno
Cia Suno (SP)
Orla Morena

19h
Brisa’s Beach
Palhaça Brisa (MG)
Orla Morena

20h
Tomate, Puro Tomate
Tomate Clown (ARG)
Orla Morena

22h
Animo Festas
La Cascata Cia Cômica (SP)
Teatral Grupo de Risco

Sábado (6 de julho)

11h
Trem de Doido
Palhaço Gabinete
Centro Cultural José Octávio Guizzo

11h30
Tradicional Pocket Show
Circo Le Chapeau (MS)
Centro Cultural José Octávio Guizzo

19h
Circo do Só Eu
Esio Magalhães Barracão de Teatro (SP)
Orla Morena

20h
Cabaré de Palhaç@s
Orla Morena

Domingo (7 de julho)

18h
Delírios de Nito e Outros Devaneios
Palhaço Nito
Orla Morena

19h
Xulé a La Carte
Trupe Arlequin (PB)
Orla Morena

20h
Circo dos Irmãos Saúde
Teatro Artetude (DF)
Orla Morena

Serviço: O Circo do Mato fica na rua Tonico de Carvalho, 263, Amambaí. A Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente está localizada na rua Rotterdan, 2055, no Rita Vieira. A lona do Topo Circo está montada na rua Tenente Lira, Vila Nasser, em frente ao número 851. E o Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, Centro.