A professora Mariza Salete Backes Silva, quem tem coordenado as oficinas LEGO na Escola do Sesi de Dourados, apontou na abertura do evento como a robótica é desenvolvida na instituição durante as aulas e no cotidiano diário dos alunos. Após a apresentação do material da LEGO, a educadora, que esteve acompanhada pelas professoras Caroline Figueiredo Rodrigues e Erica Jorja Nepomuceno, dividiu as acadêmicas em grupos para que elaborassem as montagens.
“A Oficina LEGO já está na 3ª edição de circulação no meio acadêmico e isso demonstra que estamos no caminho certo, pois entrelaçar a educação básica com o ensino superior aponta que esses desdobramentos contribuem muito com a formação dos novos profissionais da educação”, declarou Mariza Salete Backes Silva.
Ela completa que disseminar a ferramenta da LEGO entre os acadêmicos é um fator importante para a divulgação da metodologia de ensino utilizada pela Escola do Sesi de Dourados. “O material permite o trabalho em equipe, a criatividade, bem como a resolução de problemas e tomada de decisões, complementou a educadora”, completou.
Já a coordenadora do polo de apoio presencial da Universidade Anhanguera – Uniderp de Dourados, Cirlene Maria Bispo dos Santos, ressaltou que a realização da Oficina LEGO possibilitou que as alunas concluintes do curso de Pedagogia tivessem contato com um material que apresenta várias possibilidades de utilização para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “Foram momentos extremantes ricos que inquestionavelmente contribuíram com a formação de nossas acadêmicas”, destacou.
Para a professora tutora presencial do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp de Dourados, Mariangela Piovesan Maschietto, a Oficina LEGO levou para as futuras pedagogas uma nova e diferente forma de trabalhar de maneira prática e interdisciplinar. “Espero poder receber uma nova edição desta oficina para as outras turmas de Pedagogia, para que um maior número de acadêmicas tenha a oportunidade de conhecer e desenvolver esta metodologia inovadora”, pontuou.
A acadêmica Julia dos Santos Dantas destacou como muito produtiva a oficina. “Estamos em um momento em que a tecnologia está presente em todos os momentos, então unir o brincar com o fazer é o resultado que o aluno que é o nosso foco venha se interessar pelas aulas e dar significado ao que se está aprendendo com o que é lecionado na teoria”, disse.