Seminário, que foi realizado na última sexta-feira, contou com cerca de 200 participantes - Assessoria
Seminário, que foi realizado na última sexta-feira, contou com cerca de 200 participantes – Assessoria

Com o objetivo de sensibilizar e despertar os profissionais que trabalham na Embrapa Agropecuária Oeste para promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar em todas as áreas de sua vida e proporcionar a valorização da saúde do trabalhador, a Unidade realizou o 1º Seminário de Saúde.

O evento reuniu empregados, estagiários, aposentados, bolsistas, colaboradores e terceirizados da instituição que também puderam conhecer as práticas e ações realizadas pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), voltadas para os cuidados com a saúde dos trabalhadores, além de obter informações sobre os resultados do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSo 2017).

“O ser humano é o elemento mais importante para o sucesso de uma organização e o PCMSo é um importante documento que reúne instruções e informações sobre a saúde do trabalhador e que nos possibilita aliar esses dados com os conhecimentos para cuidar bem de cada pessoa da equipe”, explica a supervisora do SGP da Unidade, Maria Aparecida Viegas Martins.

Ela ressalta a importância de exercitar o hábito de comparecer ao médico preventivamente nas várias etapas de nossas vidas e explica “desde o nascimento, periodicamente, os profissionais de saúde elaboram métodos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, visando o bem estar das pessoas. Portanto, de fato, devemos estar conscientes da importância de buscar esses recursos que contribuem com a qualidade de vida e longevidade. A Embrapa tem desenvolvido ações nesse sentido e a realização desse Seminário comprova isso”.

Durante o seminário, realizado na última sexta-feira de outubro, os cerca de 200 participantes puderam refletir sobre a importância da doação de sangue e algumas necessidades do Hemocentro de Dourados. Além disso, também foram realizadas duas rodas de conversa sobre a saúde feminina e a saúde masculina, respectivamente com os médicos Valéria Pareja Guerra (ginecologista obstetrícia/medicina estética) e Amauri Antonio Espósito (urologista).

No período vespertino, um dos temas foi a saúde cardíaca, com palestra intitulada “Como está seu coração?”, proferida pelo médico cardiologista, Frederico S. Neto. As atividades foram encerradas com a palestra proferida pela psicóloga da Unigran, Letícia Oliveira Silva, sobre “Como lidar com a Depressão no Ambiente Organizacional”.