Em um semestre, Prefeitura leva mecanização a assentamentos na região do distrito de Itahum

Prefeita Délia durante a entrega dos implementos e insumos(no detalhe) para fomento à Agricultura Familiar aos dois assentamentos da região do distrito de Itahum - Fotos: Luiz Radai
Prefeita Délia durante a entrega dos implementos e insumos(no detalhe) para fomento à Agricultura Familiar aos dois assentamentos da região do distrito de Itahum – Fotos: Luiz Radai

As comunidades Amparo e Lagoa Grande receberam implementos e insumos para fomento à Agricultura Familiar

Uma solenidade ocorrida na manhã de segunda-feira na sede do Assentamento Lagoa Grande serviu para entrega de mais uma patrulha mecanizada que vai atender agricultores familiares do município e, com esta entrega, em menos de seis meses, a Prefeitura de Dourados levou mecanização aos dois assentamentos da região do distrito de Itahum, consolidando um grande avanço para as políticas de agricultura familiar.

Em agosto, no assentamento Amparo, também na região, ação semelhante subsidiou os produtores familiares assentados. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, no assentamento Lagoa Grande são 151 lotes distribuídos em uma área de 4.070,7679 hectares, no Amparo, mais 67 lotes distribuídos em uma área de 1.126,8933 hectares.

Presente no evento, a prefeita Délia Razuk destacou o trabalho que tem sido feito para que a agricultura familiar seja contemplada com patrulhas mecanizadas. “Aqui vemos a importância das parcerias em angariar recursos para estruturar e apoiar este segmento. Este maquinário é uma parcela dos benefícios que uma emenda do deputado Zeca e Vander Loubet conseguiram dentro do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Sempre destaco que temos parlamentares por nós em Brasília e todos que ajudam Dourados serão devidamente reconhecidos”, disse a prefeita, que foi atendida pelos parlamentares com a destinação do maquinário. Os deputados que conseguiram empenhar os recursos para as patrulhas foram representados pela respectiva assessoria.

O secretário de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios, destacou o trabalho da prefeita em construir esta articulação que garante apoio aos produtores. “É preciso enaltecer o trabalho da prefeita que não para de atuar e conseguir as melhorias. Se não para agora, mas em breve veremos o resultado”, disse.

O coordenador municipal da Agraer, André Luiz, destacou a importância da mecanização para o pequeno produtor. “Este é, sem dúvida um importante passo. Quando a agricultura familiar ganha patrulha mecanizada conquista uma grande ferramenta para aumentar e melhorar a produção. Em muitos locais não acontece a evolução no campo pela falta destes implementos”, destacou.

O mesmo foi enaltecido pelo produtor de hortaliças do assentamento Lagoa Grande, Marcio Menezes Jara. Segundo ele, a Semaf tem desempenhado papel muito importante na consolidação das políticas de agricultura familiar na região do Itahum. “Recebemos o calcário, temos maquinário, e ainda acompanhamento técnico. A meta é ampliar a produção para abastecer a feira e escolas”, disse. Produtor de alface, repolho, rúcula, cheiro verde e outras hortaliças, Márcio chega a levar para a cidade mil unidades por semana.

Álcio Marques Cavalheiro ressaltou a expectativa de produzir mais leite com a aplicação do calcário e preparação do solo para melhorar o pasto. “Agradeço esta cooperação da secretaria que tem nos ajudado muito”, disse. Jair Figueiredo responsável na comunidade pelo botijão de sêmen destaca também a melhoria genética proporcionada para produção local.

Luciana Pugliesi falou sobre a produção de doces e compotas que também recebe contribuição da Semaf. “Uma sessão de uso de uma picape permite que nossa produção seja levada à cidade”, disse a produtora.