Home Geral

Em curso do IEL, profissionais aprendem a falar em público e conquistar plateia

Oferecido pelo IEL a profissionais de Campo Grande que atuam em qualquer área, o curso “A Arte de Expressar-se Bem para Qualquer Público” abordou, na noite desta segunda-feira (17/07), o primeiro dos quatro dias de treinamento, os aspectos da comunicação verbal e como gestos e entonação da voz, quando usados corretamente, têm o poder de atrair a atenção de uma plateia. O curso segue até a próxima quinta-feira (20/07) e contará, ainda, com exercícios práticos para que o participante aprenda, também, a adquirir sintonia máxima com o público, eliminar vícios que mais incomodam e atrapalham ao falar diante de uma plateia, entre outras habilidades.

O facilitador do curso, Guto Dobes, consultor de Marketing, Comunicação e Treinamentos, afirma que inabilidade de falar em público muitas vezes poder ser um fator impeditivo para alavancar a carreira, mas por meio de técnicas e treinamentos é possível reverter a dificuldade. “É o caso clássico do aluno da faculdade que pode não ter notas exemplares, mas se expressa bem, interage com colegas e professores. Em uma entrevista de emprego, nem sempre o mais competente é contrato, mas aquele que consegue expor melhor suas habilidades e competências”, exemplificou sobre a importância de falar bem.

O consultor explicou que o curso é bastante interativo e dinâmico e os alunos passam a maior parte das aulas, basicamente, se comunicando. “Em todos os dias do curso, na primeira metade transmito a teoria, ao mesmo tempo em que estimulo os alunos a fazerem intervenções, exporem suas opiniões e experiências. A segunda metade é toda deles, eles falam em público, falam para a câmera, a ideia é colocar a comunicação em prática mesmo. Basicamente é o tempo todo falando, e aqui abordamos muito mais como você transmite do que o que você transmite. Estudos comprovam que o gestual, a sua entonação, a maneira como você interage com seu público chama muito mais atenção do que o discurso em si”, emendou.

Participantes

O curso de oratória atraiu um público plural, com diversos objetivos, que vão de ministrar palestras a dar entrevistas para a imprensa, até se expressar melhor para o cliente. Coordenador executivo da ONG Observatório Social do Brasil, Hélio Sayama se inscreveu no curso visando conseguir lidar melhor com perguntas de jornalistas e entrevistas.

“Como fazemos um acompanhamento voluntário das contas públicas, com dados e um rico material, inevitavelmente somos procurados para dar entrevistas. Quando se domina muito bem o tema, é até mais fácil falar, mas se surge uma pergunta sobre algo que foge um pouco da nossa área, é preciso ter a capacidade de organizar bem os pensamentos e coloca-los em palavrar, sem deixar de ser claro e objetivo, e acredito que, dominando algumas técnicas, é possível fazer isso”, opinou Hélio Sayama.

Com as técnicas abordadas no curso, Arino Abrão da Fonseca pretende evoluir com as palestras que apresenta em um Centro Espírita. “Muitas vezes sabemos o que falar, ensaiamos, temos tudo na ponta da língua e, na hora, esquecemos, mas isso não pode acontecer em público. Então precisamos aprender a lidar com esses momentos, retomar o raciocínio e, assim, ninguém vai perceber o esquecimento”, disse.

Funcionária do departamento Financeiro de uma revenda de autopeças, Patrícia Escobilha está fazendo o curso para conseguir lidar melhor com os clientes. “Dá medo de falar e não se fazer entender para o cliente. Quem lida com o público tem que conseguir se comunicar da melhor maneira possível”, analisou.

Coordenador da área de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar lembrou aos presentes que esta é a quarta turma somente do curso de oratória. “O IEL tem um portfólio completo de cursos da área empresarial. Para acompanhar o cronograma, basta acessar nosso site”, disse.

Serviço – Mais informações sobre este e outros cursos da área Empresarial do IEL no site www.fiems.com.br/iel

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.