Home Geral

Eleições da OAB-MS: Bitto Pereira dispara na liderança

Nova pesquisa do Ipems mostra Bitto com 19 pontos de vantagem para a segunda colocada

Bitto Pereira abriu mais de 19 pontos percentuais da segunda colocada – Divulgação

A quarta rodada de pesquisas do Ipems para a presidência da Seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) mostra que o candidato Bitto Pereira abriu mais de 19 pontos percentuais da segunda colocada, e disparou na liderança. O levantamento foi feito nos dias 21 e 22 de outubro.

Bitto agora aparece com 55,35% dos votos válidos. No levantamento anterior, realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, o advogado, que já estava na frente, tinha 49,94% das intenções de voto.

A vantagem de Bitto sobre a segunda colocada, Rachel Magrini, agora é de 19,03 pontos porcentuais. Neste novo levantamento do Ipems, a candidata caiu 7,1 pontos porcentuais, e agora tem 36,32% das intenções de voto. No levantamento anterior, Rachel tinha 43,42% dos votos.

A terceira colocada na disputa, advogada Giselle Marques, cresceu nesta pesquisa. Agora ela tem 8,33% da preferência dos eleitores da OAB, enquanto na pesquisa do início de outubro ela tinha 6,64%.

Neste cenário de votos válidos, não são computados os eleitores indecisos e os que declaram voto nulo ou em branco. Foram realizadas 344 entrevistas entre os dias 21 e 22 de outubro, com uma margem de erro de 5,28 pontos porcentuais para mais ou para menos. O índice de confiança da pesquisa (chance de retratar a realidade) é de 95%.

A pesquisa foi registrada na OAB-MS com o número de protocolo 183073/2021.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, Bitto Pereira também está com larga vantagem sobre Rachel Magrini. Ele tem 48,01% das intenções de voto, contra 31,50% da segunda colocada.

Bitto, neste cenário, vem em uma trajetória ascendente: tinha 37,47% na pesquisa realizada nos dias 27 e 28 de maio, passou para 39,94% no início de setembro, foi a 42,33% no início de outubro e agora tem 48,01%.

Já Rachel Magrini agora cai. Depois de registrar 25,95% da preferência do eleitor em maio, passar para 29,40% em setembro e saltar para 31,81% no início de outubro, agora caiu para 31,50% na preferência dos eleitores.

Giselle Marques, que na pesquisa passada tinha interrompido sua trajetória ascendente e caído para 5,63%, voltou a crescer e agora aparece com 7,23% dos votos.

O total de indecisos é menor quando comparado com o levantamento anterior: agora são 11,22% contra 11,91% na pesquisa do início de outubro. Em maio, na primeira rodada, os indecisos representavam 24,21% do total.

Os eleitores que votarão em branco ou anularão o voto representam 2,04% do total desta rodada contra 3,32% no início de outubro.

Rejeição

O Ipems também verifica a rejeição dos candidatos. Neste quesito, Giselle Marques continua à frente. No levantamento anterior, tinha 21,47% de rejeição, e agora, 25,10%.

A rejeição de Rachel Magrini, quando comparada à pesquisa atual com a do início de outubro, passou de 12,78% para 13,67%.

Bitto continua sendo o candidato com maior potencial de aceitação pelos advogados. A rejeição dele oscilou de 8,95% para 9,35%.

Atual gestão

O Ipems também avaliou a gestão de Mansour Karmouche à frente da OAB-MS. Conforme o levantamento, ele tem 69,27% de aprovação (ótimo + bom) e 17,54 de “regular aprova”. Os que acham a gestão Karmouche regular, mas que a desaprovam, somam 8,21%. A desaprovação (ruim + péssimo) atinge 4,99% das intenções de voto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.