Drone que sobrevoava penitenciária em Dourados é abatido por policiais militares

Drone foi abatido neste domingo – Divulgação/PM

Na madrugada desse domingo, policiais militares de uma das equipes da Guarda Externa da PED, flagrou um drone que sobrevoava o local na tentativa de deixar nas proximidades do Raio 2 da Penitenciária um volume provavelmente contendo drogas e celulares.

O caso foi identificado pelo policial que cobre a torre de vigilância na área norte da PED, sendo que ouviu o barulho e visualizou o aparelho sobrevoando o raio 3. Foi observado ainda que o operador do drone estaria em um veículo nas imediações da MS 379 (perimetral norte).

Devido ao risco da entrega de materiais ilícitos, a sentinela efetuou disparos de arma de fogo vindo a atingir um dos braços do drone que caiu as margens da rodovia.

O suposto operador conseguiu recuperar o material que estaria sendo levado pelo aparelho para dentro da PED, entretanto ao tentar resgatar o drone, foi inibido pela ação conjunta de Policiais Militares e Agentes Penitenciários. Os acusados fugiram em um veículo que não pode ser identificado e não foram localizados.

Os policiais recolheram da rodovia o aparelho que pesava aproximadamente 10 quilos e que ainda operava parcialmente, tendo que ser desligado pelos agentes.

O referido aparelho é similar a um drone DJI S1000 que é avaliado em aproximadamente 20 mil reais, mas aparentemente foi descaracterizado e não possuía número de série. Esse aparelho pode transportar até 5 quilos em cargas.

O caso foi registrado como favorecimento real na DEPAC de Dourados.