Home Economia

Dia das Crianças deve movimentar R$ 135 milhões na economia de MS

Pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), integrante do Sistema Comércio, em parceria com o Sebrae MS, indica que o Dia das Crianças, que é comemorado em 12 de outubro, deve movimentar R$ 135,25 milhões em Mato Grosso do Sul, dos quais R$ 103,28 milhões em presentes e R$ 31,74 milhões em comemorações.

“A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários, como, por exemplo, quanto aos principais itens escolhidos por quem vai presentear, do que as crianças gostam. É preciso dar ênfase para o fato de que a maioria dos consumidores quer desconto no pagamento à vista, mas também está atenta aos critérios de bom atendimento e variedade”, diz o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo.

A economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que, se por um lado a data deve trazer movimentação 11% menor que no ano passado, inclusive com a redução do valor médio do presente, que cai de R$ 142,48 para R$ 131,43, é preciso observar que as pessoas estão mais dispostas a gastar com a comemoração. “O investimento médio para comemoração neste ano será de R$ 124,40, enquanto no ano passado eram R$ 88,08”.  Ainda assim, o percentual de pessoas que comemorarão caiu consideravelmente, de 30,5% a 17,3%. As comemorações devem ser em casa para 47% dos entrevistados; 16% falam em brincadeiras com as crianças; 10% vão para restaurantes e lanchonetes e 11% pretendem fazer um passeio.

Neste ano, 52,9% disseram que vão presentear as crianças e 17,3% que irão comemorar a data. Dentre os que estão de fora, 36% disseram que não têm dinheiro e 38% não têm quem presentear. Quanto às preferências do comprador, prevalecem os brinquedos, apontados por 48,47% dos consumidores e as roupas, escolha de 30,98%. Quando pesquisada a atividade preferida dos pequenos, levando em conta a pandemia, o videogame e celular respondem por 44% e assistir filmes e séries outros 30%.

Estratégias – A analista-técnica do Sebrae, Vanessa Schmidt, ressalta que o consumidor se mostra temeroso em gastar, por isso é preciso que os empresários estejam preparados. “Uma dica é que o lojista prepare peças para redes sociais com identidade visual relacionada à temática e isso se aplica tanto às empresas que vendem produtos para público infantil quanto para adulto, aproveitando a data para realizar promoções que remetam ao Dia das Crianças e quando esses adultos eram crianças”.

Outra é a facilitação de formas de pagamento e promoções, critérios decisivos para o consumidor, pensando que a maioria quer desconto para pagamento à vista; alinhar com fornecedores a questão de estoques, de forma a garantir rápida reposição, caso haja grande procura e, ao mesmo tempo, negociar também com este fornecedor a possibilidade de devolução de produtos, caso não sejam vendidos. Oferecimento de brindes especial para as crianças é outra estratégia assertiva.

Confira AQUI a pesquisa na íntegra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.