Despachantes de MS registram aumento de 30% nos atendimentos durante pandemia

Nova sede do Sindesp MS, na Rua Orfeu Baís, 407, bairro Amambaí – Divulgação

Devido à pandemia da Covid-19, muitos órgãos públicos fecharam ou reduziram os atendimentos presenciais, dentre eles o Detran. Com isso, os despachantes tornaram-se uma alternativa segura durante o período de isolamento social para a realização de serviços de utilidade pública. Em Mato Grosso do Sul, o aumento na procura pelos atendimentos foi de cerca de 30%, segundo o Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindesp MS).

O presidente do Sindesp MS, Marcio Barbosa de Carvalho, explica que o aumento na procura tem sido constante e em alguns despachantes chega até 50%. “No início da pandemia também ficamos muito preocupados, porque tivemos que fechar os escritórios, reduzir o horário de atendimento, mas logo em seguida a procura começou a aumentar e percebemos uma mudança no comportamento do consumidor, que busca por segurança e agilidade na sua documentação”, diz.

Marcio Barbosa de Carvalho acredita que, assim como muitas tendências que a pandemia trouxe, esse comportamento veio para ficar. “As pessoas estão se adaptando a esse novo estilo de vida, então acreditamos que isso se torne mais constante. As pessoas que usam o despachante, que conhecem o nosso trabalho, não deixam de nos procurar. É mais prático, mais rápido e muito mais seguro. Facilita a vida das pessoas, pois no máximo em 48h ele está com sua documentação pronta, sem precisar mexer com tanta burocracia”, explica.

O Sindicato conta com uma agência exclusiva do Detran em sua sede, em Campo Grande, que atende os despachantes sindicalizados, o que garante mais agilidade em todo o processo de documentação relacionado ao órgão de trânsito. Os atendimentos nas agências do Detran, na maioria das vezes, precisam de agendamento prévio. Com a pandemia, muitos funcionários do grupo de risco estão afastados do trabalho e outros por conta de contaminação por Covid, o que dificulta o pronto atendimento.

Nova sede – Este ano o Sindesp MS completou 40 anos de existência, e para celebrar a data inaugura sua nova sede em Campo Grande, na próxima sexta-feira (04), às 7h30, com um café da manhã restrito a poucos convidados, por conta da necessidade de distanciamento social. A nova sede foi construída na Rua Orfeu Baís, 407, bairro Amambaí, na Capital. O Sindicato conta hoje com mais de 60 empresas associadas em todo o Estado.

De uma antiga casa na Rua Anhanduí, o Sindicato segue para um espaço amplo, mais aconchegante, de 355 m², com dois andares, sala de espera com mais conforto para os associados e auditório para 40 pessoas. O espaço do primeiro piso será destinado ao atendimento da agência do Detran e no segundo, a parte da administração.

“É um sonho realizado, uma conquista muito grande para todos nós do Sindicato. Mesmo em um ano difícil, de recessão, conseguimos cortar gastos e investir na construção da nossa nova sede, que era uma reivindicação dos associados. A antiga sede ficava em uma localização ruim, sem espaço para estacionamento, próximo de uma agência do INSS e de uma escola. Agora estamos em uma ótima localização, com mais espaço e conforto para atender a todos”, conclui o presidente.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.