Concurso da EIC beneficia instituições locais

Entrega da premiação do concurso Arraiá Solidário da EIC para a aluna Ana Lívia Mente Costa – Divulgação

Aconteceu, nessa terça-feira (25/08), a entrega da premiação do concurso Arraiá Solidário da EIC no TikTok. A inovação é que o clima de festa junina foi levado para o aplicativo que vem fazendo sucesso entre crianças e jovens, mas com o apelo para a solidariedade, já que o prêmio era o ganhador poder indicar uma instituição filantrópica para doar a quantia de R$ 1 mil, patrocinados pela Associação de Pais e Mestres (APM) da EIC.

Na categoria grupo, o ganhador foi o aluno Miguel Amaro, que gravou (com a participação de sua mãe) uma mini “festa junina em família”, usando elementos que estão sempre presentes no Arraiá da EIC: pipoca, canjica, decoração temática e roupa de caracterização. Maria Inês, mãe de Miguel, assinala que conversou com o filho sobre solidariedade e do quanto “é importante fazer tudo o que se pode para oferecer a outra pessoa”. Eles escolheram o Lar Santa Rita para receber a doação.

Ana Lívia Mente Costa produziu uma peça na categoria individual, utilizando o “truque” do aplicativo para, a partir de sua imagem com o uniforme da escola, ir ganhando elementos de caracterização para o arraiá. Mudança no cabelo, na maquiagem e na roupa a transformaram numa autêntica “caipira”.   A estudante disse que encarou o concurso como uma aventura, só queria participar, sem pensar no prêmio e que, ao saber que havia sido a vencedora, pesquisou várias instituições da cidade para, então, escolher a Toca de Assis para receber a doação. “As pessoas doam mais para crianças e esquecem dos adultos e vi que na Toca eles acolhem mendigos, pessoas carentes”, justificou ela.

Entrega – Foi um breve encontro, respeitando o protocolo de segurança, em que os ganhadores do concurso; a presidente da APM, Sidirlei Pipineli; a diretora da EIC, irmã Adriana Santos, e um representante de cada entidade compareceram, respeitando o distanciamento social e em horário diferenciados para cada recebedora da doação.

Às 14h, a diretora do Lar Santa Rita, Mônica Marin de Medeiros, agradeceu a escolha de sua entidade, que passa por dificuldades nesse ano, quando as promoções que garantem verba para remédios e o pagamento da folha de funcionários não estão acontecendo durante a pandemia. “Hoje não há recursos suficientes. Se todos puderem colaborar, não importa o valor, já ajuda imensamente”, disse ela, agradecida pela instituição ser escolhida por Miguel e sua família.

Meia hora depois, a irmã Bethânia Maria da Santíssima Trindade, da Toca de Assis, recebia a contribuição para a obra em que atua. Ela revelou que destinará o valor para a compra de fraldas descartáveis porque muitos dos adultos atendidos as consomem em grande quantidade. “Se alguém quiser ajudar a Toca, fraldas sempre são bem-vindas”, destacou.

Em tempos de pandemia e com a impossibilidade de acontecer de forma física, o Arraiá da EIC se renovou para adequar-se aos novos tempos, mas manteve a essência franciscana ao permitir que APM e alunos exercessem a seu protagonismo para atender aqueles que necessitam de apoio, cuidado e amor em qualquer situação.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.