Com projeto “Mais Movimento”, posto de saúde de Vila Formosa reduz índices de doenças crônicas

Duas vezes por semana, moradores participam de atividades no ginásio poliesportivo de Vila Formosa – Divulgação

A comunidade urbana e rural da Vila Formosa está participando do Projeto “Mais Movimento” desenvolvido pela equipe multiprofissional do posto de saúde ESF 205 (Estratégia de Saúde Familiar) e obtendo resultados satisfatórios.

A informação é do coordenador do ESF, Edson Martins Flores. Ele destacar o empenho da equipe nas ações desenvolvidas e o apoio dado pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto está atendendo 22 pessoas por encontro, entre idosos, gestantes, deficientes mentais, HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e tabagistas.

O projeto, segundo Edson Flores, tem como objetivos reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e da pressão arterial; diminuir o colesterol total, reduzir riscos de diabetes, câncer, obesidade na terceira idade.

Flores explicou que o projeto também pretende ajudar as pessoas a manter o peso ideal, reduzindo o sentimento de depressão e ansiedade; promover o bem-estar psicológico e amenizar o sentimento de estresse, ajudando a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.

“Pretendemos também ajudar as pessoas a manter o tônus muscular mais adequado, reduzindo riscos de quedas e fraturas e lesões osteomusculares, incentivando a prática regular da atividade física como fator de melhora da qualidade de vida e redução de morbidades diversas”, diz o coordenador.

Integram a equipe um enfermeiro, uma educadora física e um médico. O próximo passo agora é conseguir a adesão de um profissional da área de nutrição.

Edson Flores afirmou que depois de um ano de duração do projeto já foram alcançados vários resultados positivos, como a redução média da pressão arterial nos portadores de HAS, redução da glicemia dos diabéticos; melhora no padrão respiratório; redução de peso em todos os participantes assíduos ao projeto e, redução das queixas de origem osteomusculares.

Os encontros acontecem duas vezes por semana no ginásio poliesportivo da vila, as terças e quintas-feiras, das 08h às 10h da manhã, quando os integrantes do projeto participam de atividades físicas individuais e coletivas; dança, palestras em diversos temas relacionados à saúde; atendimento clínico individual, avaliação antropométrica, acompanhamento da pressão arterial e de glicemia capilar.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.