Representante da categoria usou tribuna livre para cobrar promessa de mais efetivo e melhores salários

Vereadores asseguram apoio na luta pela valorização dos policiais civis que atuam na fronteira – Foto: Rafael Ribeiro

Durante a 29ª sessão ordinária deste ano, os vereadores de Ponta Porã asseguraram apoio aos policiais civis na luta pela valorização da categoria. O presidente da Câmara Municipal, Vereador Agnaldo, disse que todos os vereadores assinaram moção de apoio aos policiais civis e que estarão juntos na luta visando reconhecer a importância do trabalho da polícia judiciária com a valorização da categoria.

Agnaldo ressaltou que na primeira semana de outubro o senador Nelsinho Trad estará em Ponta Porã e que ele já vai agendar uma audiência para os policiais relatarem a situação. “Quero dizer que a Câmara é parceira da Polícia Civil, os 17 vereadores apoiam a luta dos policiais. O senador Nelsinho Trad destinou emenda no valor de R$ 40 milhões para investimentos em segurança pública, vamos nos reunir com ele para definir quanto poderá atender a Polícia Civil. Temos uma cidade relativamente segura e parte dessa segurança é proporcionada pelo excelente trabalho da Polícia Civil”, disse o presidente do legislativo municipal.

O vereador Marquinhos, que é policial civil aposentado, atuou durante 31 anos em Ponta Porã e sua esposa está quase adquirindo o direito de também se aposentar, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição na garantia da segurança pública da população.

“Temos problemas com relação a falta de efetivo e estrutura, porque hoje o policial não trabalha só com investigação, precisa cuidar de presos e fazer escoltas. Vamos buscar melhorias e acredito que o governador Eduardo Riedel vai dar uma melhor condição salarial. Hoje a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é a segunda melhor do Brasil e os agentes precisam de incentivos, pagamento de adicional de fronteira, entre outros benefícios”, disse Marquinhos.

Outros vereadores como a vice-presidente Anny Espínola ressaltaram que todos os parlamentares estão sempre prontos para ouvir a sociedade e vão apoiar os policiais civis porque se trata de uma luta justa. Da mesma forma se manifestou o vereador Marcelino Nunes, que ressaltou estar junto com os policiais na luta pela valorização profissional.

Rafael Matos de Lima falou em nome do Sindicato dos Policiais Civis de MS (SINPOL) – Foto: Rafael Ribeiro

Tribuna Livre

Ao falar em nome do Sindicato dos Policiais Civis de MS (SINPOL), Rafael Matos de Lima, disse que a Polícia Civil é um pilar fundamental do Estado e que cuida do bem estar do cidadão. “O papel do policial civil é primordial e alcançou aqui em MS níveis de excelência. Toda essa importância não tem sido valorizada. A corporação foi classificada como a 2ª no ranking nacional na elucidação de crimes, homicídios, roubos e furtos e hoje recebe o 21º salário entre as 27 unidades da federação. O governo nos fez a promessa de pagar o 6º melhor salário do país, mas até hoje não foi cumprida. Para se ter uma dimensão do trabalho, na 1ª Delegacia de Ponta Porã, mesmo sem valorização e com a falta de efetivo, realizamos em 6 meses 750 procedimentos policiais, são inquéritos solucionados, relatados e arquivados, mas não temos reconhecimento desse esforço”, destacou.

Com relação ao trabalho policial na região de fronteira, ele ressaltou que os riscos são maiores e que todos os dias os policiais arriscam suas vidas e até de suas famílias. “Estamos aqui para solicitar o apoio necessário para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de todo tempo”, disse.

Projetos

Durante a sessão ordinária os vereadores também apresentaram dezenas de indicações para atender os mais diversos bairros de Ponta Porã. Também foi feita a leitura de dois projetos de lei.

Foi lido no plenário o Projeto de Lei de autoria do presidente Vereador Agnaldo com assinatura dos demais vereadores, o qual “Declara as cidades de Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY como cidades gêmeas, de acordo com a Portaria nº 2.507, de 5 de outubro de 2021, de autoria do Ministério do Desenvolvimento Regional”. E o Projeto de Resolução que “Institui o símbolo do PARLIM – Parlamento Internacional Municipal”, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ponta Porã.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.