Brigada Alto Pantanal lança campanha #PantanalResiste

Intenção é arrecadar recursos para custear a brigada no próximo ano

Brigadistas durante combate a incêndio florestal – Divulgação

Criada no ano passado, em meio aos incêndios que assolaram a região pantaneira, a Brigada Alto Pantanal sobreviveu, até aqui, graças às doações. Agora, a brigada lança a campanha #PantanalResiste para custear as atividades no próximo ano. Vídeo e dados como meta e histórico, veja em brigadaaltopantanal.org.br

Com o lema “Contra o fogo, a favor do bioma”, a campanha pretende sensibilizar a sociedade para que a brigada continue seu trabalho na região da Serra do Amolar, no Alto Pantanal.

No vídeo de lançamento da campanha, a própria Mãe Terra envia uma carta aos filhos e filhas do Pantanal. “A pior seca dos últimos 47 anos deixou marcas, mas também mostrou o que eu, como toda mãe, já sabia: a incrível capacidade que todos vocês têm, cada um do seu jeito, para se unir, resistir, combater e novamente florescer. São nesses momentos difíceis que todos nós nos damos conta que fazemos parte de uma mesma e grande família”, diz um trecho da carta.

Em um pedido de súplica, que coincide com o período em que os focos de incêndio têm aumentado na região, a Mãe Terra clama por cuidado. “Protejam uns aos outros e cuidem com carinho de mim”.

Para o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), coronel Ângelo Rabelo, que liderou a criação da brigada em 2020, os incêndios deste ano demonstram a necessidade da continuidade do trabalho.

“A criação da Brigada Alto Pantanal é fruto da união de muitos esforços. Ela surgiu da necessidade de termos uma resposta rápida ao fogo que estava destruindo o Pantanal, no ano passado. Graças a colaboração de pessoas de várias partes, empresas e parceiros que nos ajudaram, conseguimos manter os brigadistas de forma permanente no ano de 2021”, afirma o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo.

“Todo incêndio florestal começa pequeno. Se tivermos uma equipe pronta e preparada para atuar no início do incêndio, ele não terá proporções gigantescas como tivemos no ano passado”. Assim, o coordenador da Brigada Alto Pantanal, Bruno Agueda, resume a importância do trabalho desenvolvido pelos brigadistas.

Além do trabalho de combate às chamas, os brigadistas também são responsáveis pela implementação de medidas preventivas, abertura de acessos e, também, por difundir a educação ambiental.

“Os brigadistas têm atuado na prevenção desde janeiro deste ano. Desde então, já foram mais de 50 km de linhas e aceiros abertos, que são usados como linhas de defesa e corredores para a flora e fauna. Também tivemos mais de 100 pessoas atendidas em educação ambiental. São moradores do local para os quais explicamos a importância de não atear fogo nas matas e o dano que isso pode causar”, lembra o coordenador da Brigada Alto Pantanal.

Serviço: Para conhecer melhor o trabalho da Brigada Alto Pantanal acesse www.brigadaaltopantanal.org.br ou www.instagram.com/brigada_altopantanal

Algumas formas de colaborar:

  • Doação de qualquer valor por PIX: [email protected]
  • Doação por transferência:
    Banco do Brasil – Agência 0014-0, Conta 70312-5
    Instituto Homem Pantaneiro – CNPJ 16.575.853/0001-91
  • Dação pelo PayPal ou com cartão de crédito no link https://syr.us/8QB

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.