Braz articula recursos para reabertura do Centro Homeopático de Dourados

Braz Melo junto com o deputado estadual Coronel David - Divulgação
Braz Melo junto com o deputado estadual Coronel David – Divulgação

O vereador Braz Melo (PSC) está articulando emenda parlamentar para que seja realizada reforma de adequações, compra de equipamentos e mobiliários para o Centro Homeopático de Dourados, que foi fechado em maio, no intuito de expandir o atendimento homeopático para um número maior de usuários.

Braz já articulou emenda parlamentar no valor de R$ 90 mil com o deputado estadual Coronel David (PSC), apoiado pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, e também deputado licenciado, José Carlos Barbosa. Eles garantiram a disponibilidade do recurso para as reformas e aquisições necessárias para o Centro Homeopático voltar a atender a população.

Criado em 1992, quando Braz Melo era prefeito de Dourados, o Centro Homeopático foi pioneiro no Brasil, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com grande importância no cenário nacional, devido a sua prática na especialidade homeopática por mais de 24 anos.

Atendendo em torno de 60 pessoas por dia, o centro possui 12 mil pessoas cadastradas. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, é dever do poder público o estimulo a prática homeopática. E o fechamento do primeiro Centro Homeopático do Brasil seria um retrocesso as mais modernas atividades da saúde pública”, afirma o vereador.

A homeopatia pode ser administrada para qualquer tipo de doença, para isso basta que o paciente apresente alteração física ou emocional, segundo Braz Melo. Considerada um tipo de medicina preventiva, a homeopatia diminui crises de asmas e rinites, por exemplo, além disso, os medicamentos usados durante os tratamentos são menos agressivos para o organismo do que os remédios convencionais, devido a sua formulação.

O Centro Homeopático está localizado na Rua Monte Castelo, esquina com a Rua Liberdade, no Jardim Londrina.