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Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI atenderam 90,1 mil pessoas em 2021

Quando pensamos na figura do bibliotecário, a primeira ideia que surge à mente é a de alguém organizando fileiras de estantes repletas de livros. Embora o gerenciamento de bibliotecas seja uma das funções principais desse profissional, pouca gente sabe que suas atribuições vão muito além disso. O papel essencial do bibliotecário é fazer da biblioteca um centro promotor da leitura, para que o público possa adquirir conhecimento e aumentar sua capacidade crítica e de reflexão. No dia 12 de março, é comemorado no país o Dia do Bibliotecário.

Bibliotecas são ferramentas estratégicas para a Rede SESI de Educação em Mato Grosso do Sul. As bibliotecas escolares servem aos alunos das Escolas SESI, enquanto que as 47 Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI atendem à comunidade em 43 municípios. Cada unidade conta com monitores e auxiliares capacitados para receber o público.

Ao longo de 2021, as Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI receberam 90,1 mil pessoas e realizaram 267 mil atendimentos. Entre os serviços oferecidos de graça à população, estão: consulta de livros; acesso à internet para pesquisa; projetos de leitura e contação de história junto a escolas; aulas de robótica; apoio a pesquisas escolares; reforço pedagógico; entre outros.

Em fevereiro deste ano, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do SESI ganhou evidência com o lançamento do Projeto 60+. A iniciativa leva inclusão digital para a terceira idade, por meio de aulas gratuitas de informática e internet ministradas na biblioteca. O projeto foi lançado na unidade de Ladário pelo presidente do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. A ideia é levar o Projeto 60+ a outras unidades do interior do Estado.

A bibliotecária Evelin Torres Romero, responsável pela gestão das bibliotecas da Rede SESI de Educação no Estado, deixa uma palavra de homenagem aos monitores e auxiliares que contribuem para o bom funcionamento das unidades.

“Esses profissionais atuam como agentes transformadores da sociedade. Estimulam e auxiliam a pesquisa, cultivam sonhos, alegrias, afetos, desejos e mudanças de vida. São eles que desenvolvem projetos voltados à literatura, ações educativas, aulas de iniciação tecnológica, contação de histórias, assessoram os educadores. Desempenham um papel ativo: são educadores e agentes de mudanças sociais, além de estarem em constante aperfeiçoamento”.

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