Autor da lei que criou Juti, ex-deputado Walter Carneiro é homenageado

Ex-presidente da Assembleia Legislativa se emociona ao participar de ato público no município do qual foi responsável pela sua emancipação. 

Autor da Lei Estadual (nº 800, de 14-12-1987) que criou o município de Juti, o ex-deputado estadual Walter Benedito Carneiro foi homenageado na noite desta quinta-feira (23), em jantar oferecido pelo prefeito Gilson Cruz, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a população local.

Localizado na região da Grande Dourados, Juti foi desmembrado do município de Caarapó por lei de autoria do parlamentar, que também ocupou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Em 14 de dezembro deste ano, o município completará 34 anos de emancipação político-administrativa.

“Em nome do excelentíssimo senhor prefeito Gilson Cruz, a Prefeitura Municipal de Juti presta essa merecida homenagem ao senhor Walter Benedito Carneiro, por reconhecer seu gesto de grandeza e discernimento com a Lei Estadual nº 800, de 14-12-1987, de sua autoria, aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que criou o nosso pujante município. Para nós agentes públicos e para a população jutiense é uma honra muito grande agraciar tão importante e visionária personalidade pública que, com sua sabedoria, contribuiu para a emancipação de nosso município”, diz a placa entregue ao político que tinha base eleitoral em Dourados e que ganhou notoriedade pelos grandes feitos ao longo de sua trajetória de vida pública.

Carneiro descerra placa inaugural de obra entregue pela Sanesul – Foto: Assessoria/Sanesul

Processo de emancipação

Antes da homenagem, Walter Carneiro participou no período da tarde da cerimônia de entrega de obras da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), companhia presidida pelo seu filho, Walter Carneiro Júnior, quando entregou ao prefeito documentos referentes ao processo de emancipação do município, montado durante o seu mandato, à época.

Convidado a discursar, o ex-deputado lembrou-se de toda a mobilização da época visando consolidar o processo de emancipação de Juti, incluindo a entrega dos  documentos exigidos ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) e ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), obedecendo às exigências legais como extensão territorial, número de habitantes e de eleitores, arrecadação, entre outros critérios, sobretudo, a resistência do município mãe, Caarapó, em aceitar perder parte de sua área com a divisão.

“E Juti compôs tudo isso. Tinha todas essas condições e não prejudicava também o município mãe. Eu me lembro que na época corria um boato de que a Câmara de Vereadores de Caarapó era contra a emancipação, o que não era verdade. Tanto que eu vou entregar ao senhor prefeito todo o processo feito de emancipação, desde o dia em que nós apresentamos o projeto, que foi criada a comissão de divisão territorial e que foi levantado todos os dados para a criação do município e com decisões da Câmara de Caarapó totalmente favoráveis à criação do município de Juti. Portanto, eu agradeço essa oportunidade, senhor prefeito, que o senhor me dá de estar aqui de volta”, agradeceu Walter Carneiro, sob aplausos, que não escondeu a sua emoção.

Durante o ato público, que contou com a presença do deputado estadual Zé Teixeira (DEM), vereadores, secretários municipais, demais diretores da empresa André Luis Soukef Oliveira (Administração e Finanças), Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações), entre outras autoridades, Walter Benedito Carneiro foi um dos convidados a descerrar a placa inaugural da obra entregue pela companhia de saneamento.

Trajetória política

Natural de Cuiabá (MT), Walter Benedito Carneiro teve destacada vida pública, sendo eleito deputado Constituinte em 1979/83, deputado estadual na legislatura 1983/87, e também na de 1987/91.

Walter Carneiro chegou à Presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, durante a 2ª Legislatura (Fevereiro de 1983 a Janeiro de 1985), oportunidade em que garantiu grandes investimentos e conquistas não apenas para a cidade, mas para toda a região.

Também foi líder do Governo na Assembleia Legislativa do visionário governador Pedro Pedrossian, de quem teve aval para sua brilhante ideia de fundação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) com sede em Dourados.

Além de Juti, Walter Benedito Carneiro teve papel fundamental na emancipação de outros municípios, como o projeto de lei que criou Douradina.

Criou ainda vários distritos, como Cruzaltina em Douradina; Vila Formosa, em Dourados; Presidente Castelo em Deodápolis; Morraria do Sul, em Bodoquena; Santa Terezinha, em Itaporã, além da denominação de Distrito de Indápolis, em Dourados.

Na área jurídica, ele criou a Comarca de Itaporã e a de Bandeirantes, além da criação da Entrância Especial de Dourados, emenda de sua autoria ao Código de Organização Judiciária e que foi acatada pelo Tribunal de Justiça na presidência do desembargador Gerval Bernardinho.

Antes de sua atuação no Parlamento Estadual, Carneiro exerceu cargo na Câmara de Vereadores de Dourados, onde atuou por dois mandatos, no período de 1973/78.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.