Aos 31 anos, colaboradora conclui Ensino Médio graças à Biblioteca do Saber Ativo do Sesi

Aos 31 anos de idade, Jéssika da Costa quer ser jornalista. Cuidar sozinha de quatro filhos de 8, 11, 13 e 15 anos de idade, além de trabalhar para sustentar a casa, não a fez desistir de terminar o Ensino Médio, interrompido bruscamente por uma gravidez precoce. O estímulo para priorizar a educação veio com os livros. O universo mágico da leitura transformou e abriu a mente de Jéssika, que há um ano e meio trabalha na copa do Edifício Casa da Indústria, sede do Sistema Fiems.

Com um sorriso no rosto, ela dedica-se a receber quem faz uma pausa para o café durante o expediente. Com a disponibilidade da Biblioteca do Saber Ativo do Sesi, que tem um acervo de quase mil títulos e ficam à disposição dos colaboradores, Jéssika decidiu que era hora de voltar a estudar e buscou obras de ficção à autoajuda, passando por livros técnicos de diferentes áreas do conhecimento.

Estímulo

O estímulo dos colaboradores da área de educação do Sistema Fiems, setor anexo à copa onde ela passa as manhãs e tardes, primeiro a fez tomar gosto pela leitura e, depois, querer concluir o Ensino Médio. A preparação para a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), uma prova promovida pelo Ministério da Educação para oportunizar a certificação na educação regular, foi complementada pelos livros da Biblioteca do Saber Ativo.

A excelente nota na Redação, 8,7, é resultado dos livros que foram devorados nos últimos meses – 14, desde dezembro do ano passado – sem contar o material didático pedagógico de apoio para realização do exame. “Sou muito grata porque, hoje, meu trabalho me oferece uma estrutura com essa biblioteca e estou cercada de pessoas que me incentivam. Chego em casa e, ao invés de assistir TV, leio meus livros. Meus filhos também já me pedem para ler para eles e sei que é por causa do exemplo que estou passando para eles”, relatou.

Enem

A última obra lida, “Sushi”, da irlandesa Marian Keyes, conta a história de três mulheres que, juntas, decidem abrir uma revista de moda. “Estou me preparando para fazer o Enem no fim do ano, vou fazer um cursinho e espero ser aprovada para fazer faculdade de Jornalismo. Mas, não deixo de ler os meus livros, porque é o meu momento de diversão”, declarou Jéssika.

A bibliotecária do Sistema Fiems, Evelin Torres, considera Jéssika um exemplo de como a leitura pode transformar a vida das pessoas. “É por ela que aprendemos a nos comunicar melhor, interagir, a viver em sociedade. Aprendemos ofícios e, com eles, também podemos mudar a realidade ao nosso redor. O crescimento pessoal e profissional da Jéssika, que tem sido uma leitora voraz e frequentadora assídua da Biblioteca do Saber Ativo, foi notável”, afirmou.

Também bibliotecária, Josiane Oliveira explica que esse é o objetivo do projeto, oportunizar aos colaboradores o acesso a diferentes gêneros literários. “Com a Biblioteca do Saber Ativo queremos disseminar o hábito da leitura no cotidiano, inclusive entre os familiares deste trabalhador. Temos diversas obras de literatura infantil e colaboradores que levam livros para ler com os filhos em casa e nos relatam como isso tem sido importante para o desenvolvimento e para estreitar os laços afetivos”, analisou.

Como ter acesso a Biblioteca do Saber Ativo do Sesi

Qualquer colaborador que atue no Sistema Fiems em Campo Grande pode retirar gratuitamente um dos livros da Biblioteca do Saber Ativo do Sesi. O acervo de quase mil títulos fica disponível no setor da Educação, e também pode ser pesquisado pelo site www.biblioteca.ms.sesi.org.br/biblioteca/index.php.

Basta procurar uma das bibliotecárias, fazer um rápido cadastro e levar até três livros para ler em casa. O colaborador pode ficar com o exemplar por sete dias, renováveis por outros sete. No interior do Estado, os colaboradores também encontram diversas obras literárias que estão disponíveis nas bibliotecas das escolas do Sesi, e também podem ser retiradas sem qualquer custo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.